_Streaming

Twitch vai adicionar 350 novas tags de conteúdo, incluindo ‘negros’, ‘transgênero’ e mais grupos

Plataforma de streaming admite que deveria ter incluído mais comunidades e minorias anteriormente. Sistema de tags foi lançado em 2018.

Twitch

Imagem: Twitch/Divulgação

A Twitch vai adicionar mais de 350 novas tags de comunidade relacionadas a gênero, orientação sexual, raça, nacionalidade, habilidade, saúde mental e outras categorias. A plataforma de streaming de jogos confirmou que as novidades serão disponibilizadas ainda esta semana, e fará uma transmissão ao vivo em seu canal oficial no dia 26 de maio, às 13h30 (horário de Brasília), para responder perguntas dos usuários.

A lista de novas tags inclui transgênero, negro, deficiente, veterano, Vtuber, entre outras categorias. O site também vai remover referências a “aliado” na tag LGBTQIA+, substituindo a marcação por uma nova tag independente.

Em um post no blog da empresa na última sexta-feira (21), a Twitch agradeceu sua comunidade trans pela insistência na criação de uma tag dedicada ao público transgênero. “Este tem sido um dos pedidos mais populares que ouvimos, e a verdade é que deveríamos ter feito isso antes”, escreveu a empresa. Antes tarde do que nunca, não é mesmo, Twitch?

“Quando lançamos as tags em 2018, fizemos isso para impulsionar a descoberta, para ajudar os criadores a descrever seu conteúdo e para ajudar os espectadores a encontrar streams em que estão interessados. Projetamos esse sistema intencionalmente para que os criadores pudessem descrever o que estavam transmitindo, não quem eram ou o que representavam. Mantivemos essa distinção desde aquela época e estávamos errados”, completou.

De acordo com a Twitch, para adicionar as mais de 350 novas tags, a plataforma consultou organizações independentes, como GLAAD, The Trevor Project, AbleGamers e SpecialEffect, além de especialistas “focados no progresso de grupos sub-representados”.

A Twitch ainda acrescentou que qualquer usuário mal-intencionado que tente utilizar as tags para assédio, ou que faça uso indevido de tags que não condizem com sua condição para se destacar entre usuários dessas comunidades, estará sujeito à política de conduta e assédio de ódio da plataforma, podendo levar à suspensão do streamer ou espectador.

Tags na Twitch

As tags na Twitch são as categorias que os streamers usam para que os espectadores descubram seus canais mais facilmente na plataforma. O recurso foi lançado em 2018 como substituição às comunidades, que por sua vez eram criadas pelos próprios streamers e eram bem mais personalizáveis. Na época, o novo sistema gerou protestos justamente por deixar minorias de fora, já que ainda não existiam tags específicas.

Criadores e criadoras de conteúdo gays, lésbicas e transgêneros, por exemplo, foram todos agrupados em uma única tag chamada “LGBTQIA+”, que era mais ampla e não especificava cada grupo em uma tag dedicada. O mesmo aconteceu com criadores negros, que não tinham uma tag própria. Desde então, muitos streamers pediram à Twitch para incorporar novas maneiras para aumentar a visibilidade de grupos que ficar de fora de suas categorias no site.

Sair da versão mobile