O Twitter anunciou os novos filtros de fotos estilo Instagram nos seus aplicativos para iOS e Android, ao mesmo tempo que o Instagram anunciou uma grande atualização e novo filtro para seus apps.

Instagram e Twitter estão no meio de uma guerra que começou na semana passada, quando o Instagram tirou o suporte para mostrar suas fotos diretamente nas mensagens enviadas no Twitter. E agora o microblog contra-atacou liberando filtros para as suas fotos – um recurso que já estava sendo desenvolvido ha um tempo.

E como são os filtros do Twitter? Assim que você atualizar seu app para iOS ou Android (você já pode fazer isso!), conseguirá tirar fotos e fazer com que elas pareçam mais legais com esse recurso. Que tipo de filtros estamos falando? O Twitter diz que são oito que vão de preto e branco, passando por vintage até chegar a “arenoso”. Os filtros do Twitter não tem nomes cool como os do Instagram. O microblog preferiu escolher nomes mais amigáveis, como “quente” e “frio”. Você sabe o que esperar deles só de ler os nomes.

Os filtros foram feitos pela Aviary e podem ser previstos todos de uma vez (pense em uma grade de preview com todos os efeitos como no Photo Booth do Mac). O Twitter também oferece ferramentas básicas de edição como cortar e dar zoom para que você melhore a sua foto.

O Instagram também foi atualizado: o app para iOS chegou à versão 3.2 e o do Android à 3.3. Um novo filtro foi adicionado. Chamado Willow, ele é monocromático com alguns tons de roxo.

No Instagram 3.2 pra iOS, o novo filtro não é a única novidade. A câmera do aplicativo foi redesenhada e não parece mais a padrão do iPhone, e sim uma com a cara do Instagram. Um botão azul com o logo do app faz você tirar as fotos e um outro botão mostra as últimas imagens que foram capturadas.

A seleção de imagens foi melhorada e lembra a do Facebook Camera – você pode ver uma grade com as fotos recentemente tiradas com o seu iPhone e escolher qual quer editar e publicar. O Tilt-Shift foi modificado e a diferença entre a foto mostrada no preview depois de usar a ferramenta e a que é publicada não é mais tão grande. O app também ganhou integração com o Foursquare. Na parte de localização, um botão do Foursquare aparece e, ao apertá-lo, o app é aberto e mostra detalhes sobre o lugar em questão.

Se a versão iOS ganhou várias novidades, os usuários do sistema do Google ganharam apenas o novo filtro Willow. Ainda não sabemos quando e nem se os outros recursos chegarão ao Android. [Twitter, Instagram via TechCrunch]