Twitter muda recurso de pesquisa e complica vida de usuários
Nesta semana, usuários começaram a perceber que o Twitter parou de exibir a opção de pesquisa para quem não está logado na rede social.
Agora, ao usar a pesquisa do Twitter em um navegador da web sem estar logado, só aparece tweets sugeridos, mas não é possível digitar nenhum termo de pesquisa.
O mesmo acontece se o usuário receber enviar um link com resultados de pesquisa do Twitter. Será preciso fazer login em uma conta primeiro para ver os tweets relevantes.
Além disso, recentemente, o Twitter limitou o uso de sua API gratuita, que permite baixar grandes quantidades de tweets para fins de análise.
Para empresas usarem a API para anúncios, é necessário pagar uma taxa mínima de US$ 42 mil por mês.
Essa interface permite que as empresas tenham acesso ao fluxo de dados do Twitter, como as postagens e as interações dos usuários.
Assim, muitas empresas usam esses dados para planejar e otimizar suas estratégias de marketing nas redes sociais. A Microsoft decidiu remover o Twitter de sua plataforma de publicidade após a imposição dessa taxa.
Essa restrição da API também afeta os pesquisadores acadêmicos que usavam a API gratuita do Twitter. Pesquisadores usavam a API do Twitter coletar e estudar grandes conjuntos de dados de tweets sobre diversos tópicos, como política, saúde, cultura e meio ambiente.
Agora, eles precisam que pagar pelo menos US$ 100 por mês para solicitar acesso a esses dados, o que pode inviabilizar muitos projetos de pesquisa que dependem de fontes abertas e gratuitas de informação.
Desse modo, o Twitter reduz a transparência e a acessibilidade de sua plataforma, privilegiando os usuários pagantes e dificultando a análise pública de seu conteúdo.
Essas mudanças fazem parte da estratégia do Twitter de monetizar seus serviços.