Tecnologia

“Twitter não é X”: pesquisa mostra que usuários e marcas rejeitam troca de nome

Reestruturação da marca iniciada em julho deste ano não agradou os usuários da plataforma - que ainda preferem o nome antigo

Em julho, Elon Musk anunciou uma polêmica reformulação do Twitter, que desde então passou a se chamar “X”. A mudança não agradou a maioria dos usuários da plataforma, que ainda se recusam a utilizar o novo termo para se referir ao microblog.

Uma pesquisa encomendada pelo AdAge, consultoria de dados sobre cultura dos EUA, tentou mensurar o nível de sucesso da reformulação do X. O levantamento revelou que 69% dos 1.047 entrevistados preferem se referir à plataforma usando o nome anterior.

Além disso, a pesquisa concluiu que até mesmo grandes empresas, como Louis Vuitton, Jimmy Choo e Warner Bros. Entertainment ainda não abandonaram as referências ao pássaro azul.

Nem mesmo a conta oficial da presidência dos Estados Unidos abandonou o passado do microblog, o que ilustra de forma clara o quão complicado está sendo o processo de transição da plataforma.

Mudanças impopulares

A troca de nome e novo funcionamento do “Twitter Blue” faz parte dos planos de Elon Musk de transformar o Twitter em um superapp inspirado no chinês WeChat, que permite o consumo de conteúdos, transações financeiras e contratação de serviços diversos.

O bilionário adquiriu a rede social em outubro do ano passado por US$ 44 bilhões, em um processo de aquisição conturbado que chegou a parar na justiça e durou aproximadamente seis meses.

As decisões controversas de Musk resultaram em uma debandada de anunciantes, que têm deixado de veicular publicidade na plataforma. Desde outubro do ano passado, o X já perdeu 50% do total de sua receita de anúncios, sua principal fonte de renda.

A gestão do bilionário também fomentou um fenômeno curioso: a procura por plataformas semelhantes ao X. Com isso, redes sociais como Mastodon e o indiano Koo registraram um aumento repentino de usuários. Até mesmo o BlueSky, que tem o envolvimento direto de Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter, acabou se beneficiando das polêmicas do gestor da rede vizinha.

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Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

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