Twitter recusa pedido do governo indiano de bloquear jornalistas

O Twitter anunciou nesta quarta-feira que não vai atender o pedido do governo indiano de bloquear as contas de jornalistas que cobriram os protestos de Nova Delhi em janeiro. Em um comunicado, a empresa informou que a recusa em atender o pedido do governo se deve ao entendimento de que o bloqueio infringiria direitos dos […]

O Twitter anunciou nesta quarta-feira que não vai atender o pedido do governo indiano de bloquear as contas de jornalistas que cobriram os protestos de Nova Delhi em janeiro. Em um comunicado, a empresa informou que a recusa em atender o pedido do governo se deve ao entendimento de que o bloqueio infringiria direitos dos jornalistas sob a própria lei indiana.

O enfrentamento do governo aos jornalistas começou no final de janeiro, quando a polícia indiana matou com um tiro o fazendeiro Navreet Singh durante protestos da categoria. A polícia indiana nega a participação no crime, e o governo processou pelo menos nove jornalistas, e prendeu um.

Os protestos dos fazendeiros eram contra novas leis que disciplinam a atividade no país. Testemunhas e o exame do corpo indicam que Singh foi morto pela polícia, que alega que ele caiu de seu trator. Os nove jornalistas, alguns dos quais apenas tweetaram sobre o caso, foram processados em cinco estados diferentes.

Caio Maia

Caio Maia

Caio Maia é o publisher da F451 e do GizBr. Escreve a cada duas semanas sobre mídia, e quando os editores deixam escreve sobre outras coisas também. Passou pela Folha e depois fez Trivela, revistas ESPN e Sustenta! e uma lista longa de blogs, sites e podcasts.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas