Mais de 70 mil contas que propagavam a teoria da conspiração QAnon foram banidas do Twitter

Twitter anunciou que removeu mais de 70 mil contas que compartilhavam conteúdo relacionado à teoria da conspiração QAnon.
Logotipo do Twitter exibido em Wall Street. Crédito: Andrew Burton/Getty Images
Crédito: Andrew Burton/Getty Images

Há tempos, Twitter e Facebook vêm sendo criticados pela ausência de medidas mais rigorosas contra a disseminação de discursos de ódio em suas plataformas. Porém, a invasão ao Capitólio dos EUA fez com que as empresas finalmente adotassem medidas mais incisivas. Além de banir a conta do presidente norte-americano Donald Trump permanentemente, o Twitter anunciou que removeu, entre esta terça (12) e a última sexta-feira (8), mais de 70 mil contas que compartilhavam conteúdo relacionado à teoria da conspiração QAnon.

whatsapp invite banner

De acordo com um comunicado da equipe de segurança do Twitter, “essas contas estavam envolvidas no compartilhamento em grande escala de conteúdo prejudicial associado ao QAnon e eram dedicadas principalmente à propagação dessa teoria da conspiração na plataforma”. Ainda segundo a empresa, essa medida pode ter causado alterações no número de seguidores na casa dos milhares em algumas contas.

O QAnon surgiu na plataforma 4chan e se espalhou pela internet, ganhando um número cada vez maior de apoiadores. O grupo prega a ideia de que o governo dos EUA é controlado por traficantes sexuais satânicos e que Donald Trump seria a única salvação. De acordo com a CNET, o FBI já havia alertado que o QAnon representa uma ameaça ao país e, de fato, durante o ataque ao Capitólio, diversas pessoas vestiam camisetas demonstrando apoio ao grupo.

A remoção de mais de 70 mil contas é a medida mais recente do Twitter para tentar combater a desinformação e os discursos de ódio na rede social. Segundo a empresa, a plataforma também reforçou o monitoramento de tuítes que compartilham informações falsas sobre as eleições dos EUA e está bloqueando algumas frases para que elas não apareçam nos trends e resultados de pesquisa.

[CNET]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas