Em menos de um mês, a cidade de Ubatuba, no litoral de São Paulo, registrou dois casos de ataques de tubarão. O primeiro foi no início de novembro, e envolveu um turista francês. Já a nova mordida aconteceu no último domingo (14) e deixou uma idosa de 79 anos ferida. 

A vítima é da cidade mineira de Piranguinho, e estava na cidade para o feriado de Proclamação da República (15). Pesquisadores da Unesp confirmaram o ataque após analisarem as imagens do ferimento. 

O machucado de 25 centímetros de extensão foi feito na perna. De acordo com a prefeitura, a mulher foi socorrida e levada para a Santa Casa.

Ilustração do ferimento da vítima atacada por um tubarão em Ubatuba — Foto: Divulgação/Unesp

Os cientistas acreditam que ela tenha sido atacada por um tubarão-tigre ou cabeça-chata, que costumam ter porte médio e estão presentes na região. 

Segundo disse ao G1 Otto Bismark, especialista em tubarões da Unesp, as duas espécies se alimentam de peixes de porte médio, são comuns no litoral paulista e utilizam a área próxima à costa da praia para alimentação e reprodução.

Assine a newsletter do Gizmodo

Os pesquisadores afirmam que irão investigar as causas dos ataques, além de tentarem identificar a espécie e tamanho do animal. Felizmente, ambas as vítimas dos ataques passam bem.