A Uber lançou uma nova categoria em seu app: o Uber Flash. A opção permite enviar itens pessoais e pequenos pacotes – é quase como um serviço de motoboy, mas realizado pelos motoristas do aplicativo – pelo preço de um UberX.

Segundo a companhia, a iniciativa tem como objetivo colaborar com o distanciamento social no contexto da pandemia do coronavírus e possibilitar uma opção complementar de ganhos para os motoristas parceiros.

A modalidade já está valendo nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador. A opção estará disponível entre às 6h e 23h e deve ser paga somente pelos meios digitais (cartões ou crédito da Uber).

É possível enviar pacotes, presentes, documentos e outros artigos pessoais, de pequeno ou médio porte. A ideia é que esses itens possam ser levados com segurança no porta-malas do carro.

Os itens enviados não podem ter valor acima de R$ 500 e devem pesar até 10kg. Além disso, não é permitido enviar itens cujo transporte seja proibido por lei ou pelas regras da categoria.

O aplicativo recomenda conversar com o motorista pelo chat para combinar e orientar a entrega, evitando contato físico na hora de pegar ou entregar o pacote. Desde o começo deste mês, a Uber tem orientado motoristas ao redor do mundo a usar máscaras – em São Paulo, esse uso passou a ser obrigatório por meio de um decreto, por exemplo.

Antes de cada solicitação, as regras do Uber Flash serão exibidas no aplicativo para que o usuário verifique e concorde antes de seguir com o pedido.

Como pedir um Uber Flash?

O Uber Flash funciona como as outras modalidades do aplicativo. Para solicitar:

  1. Abra o app da Uber;
  2. Insira o endereço de retirada e de entrega do item;
  3. A opção do Uber Flash irá aparecer com um ícone de um pacote, abaixo do UberX;
  4. Reveja as regras do app e confirme a solicitação;
  5. Esteja com o item pronto para entregar ao motorista parceiro e informe, via chat do aplicativo, o nome do destinatário e as orientações para a entrega;
  6. Quando o motorista parceiro chegar, você deve entregar o item a ele;
  7. Para facilitar, compartilhe a viagem com o destinatário que irá receber o item para que ele possa seguir os detalhes do envio em tempo real.

 

Tela do app Uber ao pedir um Uber Flash

A companhia não se responsabiliza em caso de extravio ou danos ao item.

Recentemente, a companhia passou a entregar itens de farmácia e pet shop em São Paulo, por meio do Uber Eats. O contexto do isolamento social deu o pontapé para o lançamento dessas iniciativas, mas é possível que algumas das opções se mantenham a longo prazo – afinal, é mais um jeito de tentar rentabilizar o negócio.

Apesar da praticidade, outros serviços especializados, como o Loggi, podem ter preços mais convidativos.