A partir do dia 29 de abril, será possível usar a categoria UberPool na cidade de São Paulo. Nela, o passageiro divide o percurso e o valor da viagem com outra pessoa.

>>> Concorrente do Uber no Brasil terá preços baixos sem cobrar tarifa dinâmica
>>> Um rolê de 99Top: testamos o serviço de táxi preto que vai estrear em São Paulo



A ideia é juntar pessoas que estão indo para um mesmo lugar e na mesma hora. E tudo isso com uma tarifa de UberX, mas dividida entre os passageiros.

Segundo o Uber, este tipo de viagem pode ser até 40% mais barata que uma carona individual no UberX. No entanto, a companhia ressalta que esta modalidade pode fazer com que o trajeto seja um pouco mais longo, sobretudo se você for o primeiro a entrar no carro.

A empresa argumenta que a modalidade poderá ser benéfica para São Paulo, pois pode contribuir para redução de circulação de carros. De acordo com dados do Detran, havia 5,4 milhões de veículos em 2008. O ano de 2015 fechou com 8 milhões, o que, com certeza, ajudou a contribuir com o congestionamento da cidade.

Como funciona

Para usar o UberPool, o passageiro deve escolher a opção UberX e colocar os endereços de partida e de destino. Ao confirmar, é necessário escolher a opção carro compartilhado, onde será exibida a tarifa estimada. Por fim, clique em solicitar Pool e aguarde o carro. Durante o caminho, o carro fará uma parada para pegar o outro usuário do Uber.

uberpool

Paralelo ao lançamento do UberPool, o Uber está em campanha para tentar aprovar o Projeto de Lei 421/15, que regulamenta o compartilhamento de carros na cidade. Previsto para ser votado nesta quarta-feira (27) na Câmara dos Vereadores, este projeto fará com que a empresa de tecnologia deixe de operar em um vácuo jurídico (oficialmente, a companhia diz que sua atuação é legal no Brasil, pois a atividade de seus parceiros está previsto na Política Nacional de Mobilidade Urbana). No blog da companhia, foram até colocados atalhos para as pessoas enviarem e-mails diretamente para os vereadores da cidade.

[Uber]

Foto do topo por David Ramos/Getty Images