UE abre investigação sobre fusão entre Microsoft e Activision Blizzard

A Comissão Europeia anunciou que vai verificar se a fusão da Microsoft com a Activision pode barrar outras marcas aos games da produtora
UE abre investigação sobre fusão entre Microsoft e Activision Blizzard
Imagem: Turag Photography/Unsplash/Reprodução

A UE (União Europeia) começou uma investigação para averiguar possíveis irregularidades na compra da produtora de games Activision Blizzard pela Microsoft. 

whatsapp invite banner

No anúncio, lançado no final da tarde de terça-feira (8), a Comissão Europeia alertou que a big tech poderia impedir o acesso de outras marcas aos jogos da Activision, como “Call of Duty”, “Diablo”, “World of Warcraft” e “Overwatch”. 

A Microsoft, que vende os consoles Xbox, anunciou seu plano de comprar a Activision Blizzard em janeiro, por US$ 68,7 milhões – mais de R$ 355 milhões no câmbio atual. 

Além da UE, a Comissão Federal de Comércio dos EUA e a Autoridade de Concorrência do Reino Unido não decidiram sobre a transação. Os únicos reguladores a dar luz verde para a transação foram os do Brasil e Arábia Saudita. 

Segundo a Comissão Europeia, uma investigação preliminar apontou que o acordo entre a Microsoft e Activision reduziria a concorrência nos mercados de games e consoles. Além disso, existem possíveis problemas em torno do mercado de PCs. “A fusão pode desencorajar os usuários [de comprar] PCs não Windows”, diz o comunicado. 

Agora, a Comissão Europeia tem até 23 de março para decidir sobre o acordo. 

Alerta da concorrência 

Em setembro, a Sony – uma das principais concorrentes da Microsoft na indústria de games – emitiu um alerta aos reguladores britânicos. Segundo a empresa, a fusão poderia dar vantagens “sem precedentes” à companhia norte-americana. 

A Microsoft, por sua vez, disse que não restringiria o acesso aos jogos Call of Duty e que criaria uma estratégia semelhante à que seguiu com “Minecraft” após comprar a Mojang, em 2014

“Continuamos a trabalhar com a Comissão Europeia nos próximos passos para abordar quaisquer preocupações válidas do mercado”, disse um porta-voz da Microsoft ao jornal Washington Post

“A Sony, como líder da indústria, diz que está preocupada com Call of Duty”, disse o porta-voz. “Mas dissemos que estamos comprometidos em disponibilizar o mesmo jogo no mesmo dia no Xbox e PlayStation. Queremos que as pessoas tenham mais acesso aos jogos, não menos”. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas