Uma estrada do período romano foi encontrada submersa no famoso Lago de Veneza

Algumas estruturas eram feitas de pedras semelhantes às pedras de pavimentação romana
Foto: TIZIANA FABI / AFP (Getty Images)

Investigando o fundo da famosa Lagoa de Veneza, pesquisadores descobriram restos de uma estrada da era romana. A descoberta dá pistas de como a cidade era na antiguidade, bem antes da lendária data de sua fundação em 421 d.C.

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A Lagoa de Veneza é o corpo de água onde fica Veneza, afastada do Mar Adriático graças a um par de ilhas-barreira finas, Lido e Pellestrina. Ao longo dos séculos, o nível da água na lagoa aumentou e diminuiu, mas principalmente subiu, apagando características antigas da paisagem e criando outras totalmente novas. Isso também significa que o registro arqueológico está vacilando, com indícios de habitação – os restos de uma torre aqui, um trecho de estrada ali – mas grande parte escondida sob as ondas azul-esverdeadas. A recente análise da equipe dessas enormes feições submersas na lagoa foi publicada na Scientific Reports.

“Temos que imaginar uma paisagem totalmente diferente naquela época, a fim de entender por que encontramos uma estrada, uma torre e provavelmente muitas outras estruturas ao longo da enseada”, disse a coautora do estudo Maddalena Bassani, arqueóloga da Università Iuav di Venezia, em uma videochamada. “É importante tentar representar essa situação diferente para estimular a ideia de proteção desse lugar.”

A equipe de pesquisa examinou o fundo do Canal Treporti, um curso d’água alguns quilômetros a leste da cidade. Eles encontraram 12 feições retangulares alinhadas ao longo de 1,2 quilômetros, variando de cerca de 6 a 18 metros de largura. Algumas das estruturas tinham mais de três metros de altura, e uma era maciça, com uma protuberância quase circular. A equipe suspeita que a formação, que teria ficado na água, com base em pesquisas anteriores sobre a mudança do nível da água na área, pode ter sido uma estrutura de porto, talvez um cais.

“Temos pouca informação sobre os canais, porque a água é muito turva e as correntes são bem fortes. É difícil para os mergulhadores irem lá, então é difícil provar”, disse Fantina Madricardo, principal autora do estudo e física especialista em sistemas acústicos do Instituto de Ciências Marinhas de Veneza, numa videochamada. “Coletamos um enorme conjunto de dados. Em algum momento, comecei a analisar os dados com mais cuidado e vi que havia características que eram com certeza antropogênicas.”

A polícia veneziana conduziu mergulhos em 2020 para investigar as características que a equipe viu e descobriu que algumas das estruturas lineares eram feitas de pedras semelhantes aos basoli romanos, basicamente pedras de pavimentação, indicando que as características lineares eram pavimentadas. Nenhum arqueólogo marítimo ainda esteve no local, embora isso ainda possa acontecer. Apesar de a estrada ainda não ter sido totalmente datada, ânforas (vasos) do primeiro século foram encontradas ao lado dela.

Gráfico: Fantina Madricardo

Vestígios romanos foram encontrados na lagoa ao longo dos séculos, e muitos desses objetos foram reaproveitados para construção em andamento ou novas decorações, especialmente durante o período medieval e o Renascimento. Grande parte do trabalho arqueológico no período é baseado no trabalho de Ernesto Canal, que na década de 1960 liderou grande parte das primeiras pesquisas sobre quem habitava a área antes da fundação de Veneza (o Canal até suspeitava que uma estrada romana ficava no fundo do lagoa, segundo Madricardo).

Mas muito do conhecimento da habitação romana na área era “literatura cinzenta ”, disse Madricardo – informações incluídas em lugares fora do registro arqueológico publicado. Isso mudou a base de conhecimento com a qual a equipe estava trabalhando. Desde os tempos do Canal, técnicas arqueológicas como o sensoriamento remoto foram desenvolvidas, permitindo à equipe de Madricardo gerar imagens em alta resolução do fundo da lagoa sem se preocupar com a escuridão da água antes de fazer qualquer mergulho.

Embora os restos da estrada fiquem em vários pontos abaixo da água, Madricardo disse que não era necessariamente onde a estrada estava quando estava em uso. A terra em que Veneza fica está sujeita à subsidência natural, o que pode ser acelerado por mudanças antropogênicas na paisagem. O naufrágio de Veneza é uma preocupação existencial hoje e também afeta a forma como a equipe arqueológica interpreta este local submerso.

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Com base em dados de paleoclimatologia – estudo das variações climáticas ao longo da história da Terra – eles sabem que a estrada ficava no que antes era uma praia que se estendia até a lagoa, mas o momento em que a estrutura caiu sob as ondas ainda é motivo de debate. Ser bombardeado por ondas teria acelerado sua submersão, escreveram os pesquisadores, mas provavelmente será necessário mais estudos para descobrir os eventos exatos que levaram ao desaparecimento de habitações romanas perto de Veneza.

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