Universidade dinamarquesa descobre efeito anti-inflamatório no café com leite
Quando um microrganismo invade o corpo, o sistema imunológico reage. A resposta envolve a liberação de glóbulos brancos e substâncias químicas que criam uma espécie de campo minado.
O problema é que essas bombas também podem se voltar contra nós. A sobrecarga de soldados de defesa leva a inflamações, que, apesar de serem uma resposta natural do corpo, podem, em alguns casos, ser prejudiciais à saúde.
Antioxidantes conhecidos como polifenóis são bons aliados para tratar o problema. Em resumo, eles ajudam a reduzir o estresse no corpo que dá origem às inflamações.
Esses polifenóis não estão presentes apenas no corpo humano, mas também são aplicados na indústria alimentícia para retardar a deterioração de alimentos. Os grãos de café, por exemplo, são ricos desse antioxidante.
Agora, cientistas da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, mostraram que os polifenóis misturados a proteínas são capazes de duplicar as propriedades anti-inflamatórias nas células imunes.
No primeiro momento, os cientistas não testaram a combinação de alimentos que sejam fonte de polifenóis (como o café) e proteína (o leite é um bom exemplo). Na verdade, eles combinaram polifenóis a aminoácidos, os blocos de construção das proteínas, e analisaram como a mistura agiria sobre uma inflamação artificial aplicada em células do sistema imunológico.
Os cientistas compararam os efeitos com células que receberam apenas doses de polifenóis e células que não receberam nada. Os resultados mostram que a sua combinação com a proteína se mostrou benéfica. O estudo completo, que descreve os testes, foi publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry.
O estudo focou apenas em células dentro de laboratório. Os pesquisadores pretendem, em breve, testar o método em animais e, dependendo dos resultados, também em voluntários humanos.
Outro lembrete importante é que a clássica combinação de café com leite não foi testada nesse estudo. Um segundo experimento, publicado na revista Food Chemistry, mostrou que as moléculas de polifenóis e proteínas até são capazes de se ligar nessa bebida. A pesquisa, porém, não provou os benefícios da combinação. Ou seja: nada de sair se entupindo de cafézinho com a desculpa de estar melhorando seu sistema imune.
De toda forma, os pesquisadores acreditam no potencial anti-inflamatório do café com leite, assim como de outras junções que possuam polifenóis e proteínas, como um prato de carne com legumes.