Ele começou como uma simples piada de Primeiro de Abril, mas o botão digital inserido no Reddit há apenas um mês já criou uma complexa comunidade digital, com algumas partes se considerando até mesmo ordens espirituais.

Eu sei. É difícil levar a sério uma religião nascida de uma brincadeira da internet. Mas este é o mundo em que vivemos! E pessoas estão usando “O Botão” como um barômetro existencial.

Espera, o que está acontecendo? O que é isso?

“O Botão” é uma caixa abaixo de um cronômetro que faz uma contagem regressiva de um minuto e você pode vê-lo se for ao subreddit oficial dele. Ele surgiu em Primeiro de Abril.

1233344666483906884Todos que se cadastraram no Reddit antes de 1 de abril têm uma única oportunidade de apertar o botão. Se alguém aperta o botão, ele reinicia o relógio. Ninguém sabe o que acontece se o relógio chegar a zero.

Até então, mais de 860.000 pessoas apertaram o botão. Psicólogos sociais foram rápidos em associar o experimentos a psicologia de gratificação tardia. É um exercício em conjunto — os usuários tentam manter o cronômetro rodando da mesma forma que um grupo tenta manter uma fogueira acesa, cada membro com um pedaço de madeira em mãos.

1233344666711948356Parece melhor esperar que o cronômetro se aproxime do zero para apertar o botão, já que isso estende o tempo entre um apertar e outro, além de proporcionar aos membros da comunidade algo para contar vantagem, ou estabelecer uma hierarquia: se você aperta o botão com o cronômetro em 55 segundos, você não é ninguém.

Já que o botão conta com esses aspectos de comunidade, não é surpreendente que membros mais fanáticos tenham surgido. A internet tem fanáticos para coisas muito mais esquisitas que essa. E mistério por trás do que raios aconteceria se ninguém apertasse o botão é tentador. Mas o que é estranho e fascinante é como os fãs estão se modelando — eles explicitamente se chamam de ordem religiosa.

Um enquadramento para ver o mundo, todo contido em um botão

1233344666760472132

Como várias comunidades religiosas, os membros de “O Botão” se dividiram em demoninações e ordens. “Os Seguidores das Sombras” que deliberadamente não apertam o botão porque querem saber o que acontece quando o cronômetro chega a zero segundos. A “Redguard” que intencionalmente aperta o botão apenas quando o cronômetro está prestes a marcar zero. “Os Mochileiros” que tentam apertar o botão nos 42 segundos, uma forma de homenagear Douglas Adams, autor de “O Guia dos Mochileiros das Galáxias”.

A maior parte das religiões tenta ajudar as pessoas a entender o que acontece quando morremos, e a religião do botão tem todos os tipos de teorias sobre o que ocorrerá quando o cronômetro parar de rodar. Alguns dizem que todos os membros do Reddit receberão conta premium quando o cronômetro zerar, e convidam os outros a parar de apertar o botão (estes membros se chamam de “Esperançosos Cinzentos”).

Muito da linguagem usada nas auto-descrições das denominações é barroca, mas é importante notar que muitas das organizações religiosas têm uma abordagem humorística. Tenho certeza que alguns dos membros as veem como uma paródia online de religiões, como o Pastafarianismo, do que uma crença real.

No entanto, alguns usuários parecem estridentemente sinceros, e, independente de eles estarem fingindo ou não, a dedicação é real.

E o que seria de uma nova organização espiritual sem inúmeros vídeos do YouTube sobre lutas internas?

Mas isso é mesmo uma religião?

Em um recente artigo sobre minorias religiosas da nova cultura pop, Jamie Bartlett, do The Telegraph, argumenta sobre como comunidades online como os “Bronies” (fãs do desenho My Little Pony) e os “Snapewives” (pessoas que acreditam serem espiritualmente casadas com algum personagem de Harry Potter) evoluíram de fanáticos para religiosos, usando a internet para se conectarem uns aos outros.

É uma ampla interpretação do termo “religião”, que basicamente vê qualquer comunidade que compartilha as mesmas crenças se encaixando nesta categoria. Na visão de Barlett, isso seria uma religião. Mas é claro, precisaria de muito mais que isso para se candidatar a isenção de impostos do governo, e o experimento é muito novo para dizer se é apenas uma nova mania ou outra coisa.

1233344666789951812

Interesse em “O Botão” já diminuiu substancialmente desde as suas duas semanas de existência. As comunidades espirituais que foram criadas dele podem ter vida curta, um estranho momento da história do Reddit.

Ou elas talvez nos surpreendam com a mesma devoção surpreendentemente longa e séria que os Bronies têm mostrado. De qualquer forma, a espiritualidade em volta do botão é um mais um capítulo fascinante das micro religiões online.

O Reddit tem sido um ponto central do diálogo sobre espiritualidade e religião por anos, embora seja mais notório por fomentar o ateísmo e uma estranha comunidade de devotos de Christopher Hitchens. Mas isso é uma outra história.

O aparecimento de ordens religiosas auto-modeladas ao redor de “O Botão” pode ser estranha considerada a popularidade do ateísmo no Reddit, mas hostilidade frente a tradicionais formas de religião não impede um interesse em crenças da cultura pop, que é o que vemos aqui. Esta resposta apaixonada ao experimento social do Reddit mostra que o apetite da internet pelo fanatismo é ilimitado.