Usuários do WhatsApp poderão pedir para IA customizar o avatar
Depois de expandir as chamadas de vídeo e as postagens nos status, a Meta está disponibilizando um novo recurso em seu famigerado mensageiro. Em breve, o WhatsApp vai oferecer a opção de criar de imagens de perfil ou avatar com IA (inteligência artificial) usando um chatbot da Meta. A novidade foi divulgada pelo site WABetaInfo.
A função está em desenvolvimento na versão Beta 2.24.14.13 do aplicativo e utiliza as fotos originais do usuário para criar versões customizadas. A IA pode gerar imagens em diferentes estilos de acordo com o registro original. “Imagine você como qualquer coisa”, diz a descrição da ferramenta da Meta.
Segundo o registro do WABetaInfo, para gerar um avatar, após incluir uma foto na plataforma, o usuário deve descrever o cenário para o chatbot digitando começando com a frase “Imagine me” (“Me imagine”, em tradução livre). Além disso, também será possível digitar a mensagem em outro chat com o texto “@Meta AI Imagine me”. O chatbot utiliza o modelo Llama 3.
O site também compartilhou alguns avatares divulgados com a IA da Meta. Vale lembrar que o chatbot não é capaz de ler as mensagens nas conversas em que for mencionado. Além disso, o recurso deve ser opcional – ou seja, será necessário ativar o mecanismo manualmente nas configurações do WhatsApp.
Veja a nova função de edição de avatar com IA no WhatsApp:
Ainda não há previsão para o lançamento da ferramenta ou de quando ela estará disponível para teste. Porém, ela pode levar ainda mais tempo para chegar ao Brasil. Isso porque o chat Meta AI, que chegou em abril deste ano em países selecionados, continua indisponível no país. Recentemente, a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) proibiu a Meta de usar dados de usuários brasileiros para treinar IA.
Além do WhatsApp, outra rede social da Meta também já investiu na tecnologia de avatar IA – embora menos realistas. No ano passado, a empresa anunciou o uso de avatares para videochamadas no Instagram e no Messenger. Leia mais no Giz Brasil.