Vale a pena trocar o Kindle pelo Apple Books?

Confira as vantagens e desvantagens de cada serviço e qual o melhor ecossistema para colocar em dia o hábito de leitura
Vale a pena migrar do Kindle para o Apple Books?
Imagem: Unsplash/Reprodução

Se você gosta de sentar para ler um bom livro, o mundo digital oferece uma série de opções, permitindo apreciar e-books em uma ampla variedade de dispositivos. Entre os serviços de leitura mais conhecidos estão o Kindle da Amazon e o Apple Books.

Por estar no mercado de livros há mais tempo, o serviço da Amazon é atualmente o mais popular, oferecendo uma ampla variedade de e-books, incluindo boas ofertas. Contudo, a Apple não fica muito atrás, com a empresa aprimorando o serviço de e-books com novos recursos e refinamentos.

Portanto, se você está em dúvida entre os dois serviços, aqui estão alguns pontos a considerar na hora de escolher qual utilizar.

Recursos comuns

Os aplicativos do Kindle e do Apple Books são gratuitos e possuem vários recursos em comum. É possível sincronizar os livros digitais em diferentes dispositivos, usar marcadores, escrever notas, buscar palavras ou personalizar a experiência de leitura.

Também é possível definir metas de leitura nos dois apps, garantindo que o usuário reserve todos os dias um tempo para se dedicar à leitura e acompanhar o progresso ao longo do tempo.

Disponibilidade

Muito além dos aparelhos Kindle (disponível aqui), os e-books adquiridos na Amazon podem ser acessados em aplicativos disponíveis para vários sistemas, entre eles, o Android, iOS, assim como Windows e Mac.

Por outro lado, o app do Apple Books está disponível apenas para o ecossistema da empresa da maçã. Ou seja, você não encontrará um aplicativo oficial do Apple Books para ler livros em dispositivos Android. Claro, se você é um usuário de produtos da Apple, isso não será um problema, a menos que você pretenda migrar para o Android no futuro.

Por mais que seja possível acessar o aplicativo do Kindle em aparelhos da Apple, alguns usuários consideram a experiência um pouco desajeitada e lenta. Já o Apple Books roda mais suave em iPhones e iPads.

Conteúdo

Sim, é possível encontrar conteúdos exclusivos no Kindle e no Apple Books. Porém, o catálogo de ambos ecossistemas é similar, principalmente quando falamos sobre grandes títulos lançados por grandes editoras.

Uma vantagem do aplicativo da Amazon é que ela oferece serviços de assinatura de livros. Dessa forma, ao pagar uma taxa mensal de R$ 19,90 por mês, do Kindle Unlimited (disponível aqui), o usuário tem acesso a mais de um milhão de livros.

Compras

No Android, os usuários podem comprar e-books diretamente no aplicativo Kindle, algo que não está disponível para o iPhone ou iPad. Nesses casos, o usuário da Apple precisa acessar um navegador e fazer a compra do livro diretamente no site da Amazon.

Aqui, o aplicativo do Apple Books é uma vantagem para quem usa o iPhone ou iPad, por garantir uma experiência completa de compra e leitura.

Conclusão: Kindle ou Apple Books?

Se você usa dispositivos da Apple e prefere ler livros no iPhone ou iPad, a recomendação é utilizar o serviço Apple Books, por entregar uma navegação mais fluida e uma experiência de compra mais completa.

Por outro lado, a grande vantagem do app Kindle é que ele é compatível com vários dispositivos, com a biblioteca disponível tanto no Android quanto no iOS. Caso o usuário migre do iPhone para o um celular Android, por exemplo, ele não perderá os livros já adquiridos.

Vale ressaltar que os dois aplicativos são gratuitos e utilizar os dois ao mesmo também pode ser uma grande vantagem, por ter acesso a milhões de livros (incluindo potenciais títulos exclusivos de cada serviço), além da possibilidade de escolher em qual dos serviços o e-book está mais barato.

Outro ponto a se considerar no serviço da Amazon é que o usuário pode contar com os aparelhos dedicados Kindle – que funcionam com a tecnologia e-Ink – que entregam uma experiência de leitura mais confortável para os olhos em diferentes ambientes, sem aquele brilho da tela do celular ou tablet. Abaixo você encontra alguns exemplos de modelos Kindle.

[produto_amazon1][produto_amazon2][produto_amazon3]

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas