Vaza projeto de robô da Apple que ajuda nas tarefas domésticas
Embora tenha abandonado de vez seu ambicioso projeto de carro elétrico, a Apple segue apostando alto em novidades. E investe também em segmentos que vão além do mercado de dispositivos tecnológicos como smartphones, notebooks e tablets. Agora, a empresa trabalha em um revolucionário robô assistente de tarefas domésticas.
Segundo informações do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, a “maçã” está desenvolvendo uma máquina alimentada por inteligência artificial capaz de realizar uma série de atividades de casa.
Além do robô capaz de se mover pelo ambiente, a Apple estaria estudando um dispositivo avançado que permite interações com humanos através de uma tela sensível ao toque. Esta descrição se assemelha bastante à versão do HomePod com display — semelhante ao Echo Show da Amazon –, aparelho de casa inteligente já citado em alguns vazamentos.
Ambos os projetos ainda estão nas fases iniciais de desenvolvimento e, portanto, podem acabar demorando bastante para ver a luz do dia. No entanto, não é de hoje que a gigante de Cupertino vem estudando produzir robôs para auxiliar humanos em diversos tipos de tarefas. A big tech vem pesquisando este tipo de dispositivo desde a década passada.
O assistente robô está sob responsabilidade do time de engenharia da Apple, que ainda está averiguando maneiras viáveis de trazê-lo à vida. As informações também confirmam que, neste momento, não há nenhum protótipo físico sendo testado. Esta etapa deve levar alguns anos para ser iniciada.
Apple abandona projeto de carro elétrico
Assim como outras empresas do mercado de tecnologia, como a chinesa Xiaomi, por exemplo, a Apple investiu por uma década no desenvolvimento de seu próprio carro elétrico, que seria uma concorrente direto de veículos produzidos por montadoras como a Tesla, por exemplo.
Conhecido como “Projeto Titan”, o veículo da marca teria sistema de direção autônoma, mas foi cancelado no início deste ano. A equipe que trabalhava no projeto foi realocada para trabalhar no que é a grande prioridade da empresa a curto prazo, a inteligência artificial.