Xiaomi lança SU7, carro elétrico com HyperOS e autonomia de 800 km

Xiaomi SU7 e SU7 alcança até 265 Km/h, possui piloto automático com processador da Nvidia e é integrado ao ecossistema da marca
Xiaomi SU7 (Imagem: Divulgação/Xiaomi)
Xiaomi SU7 (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

O Xiaomi SU7 já está entre nós. Primeiro carro elétrico da marca chinesa, o automóvel com design esportivo vem com HyperOS, o mesmo sistema operacional dos celulares e tablets da fabricante. O veículo também se destaca pela autonomia de até 800 km e a velocidade máxima de 265 km/h.

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A estreia acontece pouco depois que a Xiaomi atestou o seu interesse no setor. Em 2021, a empresa anunciou um investimento de até US$ 10 bilhões para operar o negócio de carros inteligentes. Agora, é a vez de tornar o sonho em realidade com o SU7 e SU7 Max.

Mais do que elétrico, o veículo é inteligente. Começando pelo computador de bordo, movido pelo processador Qualcomm Snapdragon 8295 e pelo sistema operacional HyperOS.

O carro é conectado ao ecossistema da Xiaomi, que possui desde celulares até dispositivos inteligentes para casas. Mas isto não significa que os usuários de iPhone vão ficar de fora da festa: o software do SU7 também é compatível com os protocolos da Apple.

Pelo painel digital, é possível controlar tanto a reprodução de mídias quanto ajustar os assentos, por exemplo. Tudo isso é realizado em uma tela enorme, de 16,1 polegadas, que fica entre os bancos do motorista e do carona.

Por sinal, a traseira dos assentos da frente conta com um conector magnético com recarga de 22,5 watts. Assim, quem está nos bancos de trás pode conectar até dois tablets para assistir a filmes e séries, jogar e realizar outras atividades.

Painel do HyperOS do Xiaomi SU7 (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Painel do HyperOS do Xiaomi SU7 (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Xiaomi oferece sistema de piloto automático

O Xiaomi Pilot é outro destaque do lançamento. Trata-se de um sistema de navegação autônoma, que é movido pelo processador Nvidia Drive Orin. O componente é orientado por uma vasta gama de sensores no lado de fora para rastrear o ambiente.

Segundo o Engadget, a Xiaomi espera completar os testes da direção autônoma em 100 cidades chinesas até o fim de 2024. O sistema também está pronto para operar em situações adversas, como dias chuvosos ou com neve.

Ainda não há informações sobre o uso do recurso fora da China.

Motor HyperEngine alcança até 21.000 RPM

A linha SU7 foi apresentada com dois modelos: o convencional e o Max. Ambos contam com o motor HyperEngine, que promete até 265 km/h e até 21 mil rotações por minuto (RPM).

O índice de rotação se destaca ao compará-lo com a concorrência. O South China Morning Post aponta que o valor é superior aos motores do Tesla Model S Plaid (20.000 RPM) e Porsche Taycan Turbo (16.000 RPM).

Além disso, o carro promete ir de 0 km/h até 100 km/h em apenas 2,78 segundos.

Mas as duas variantes, como era de se esperar, não são iguais. A Xiaomi aponta que o SU7 vem com motor único e o SU7 Max possui motor duplo. O mesmo acontece com a bateria.

Interior do Xiaomi SU7 (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Interior do Xiaomi SU7 (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Xiaomi SU7 tem autonomia de até 800 km

Outro destaque gira em torno da autonomia. O SU7 Max possui um componente de 101 kWh e 800 volts com alcance de 800 km.

O interessante é que, com apenas cinco minutos de recarga, o motorista pode dirigir por até 220 km. Já ao manter o carro conectado à tomada por 15 minutos, a autonomia sobe para 510 km. Ou seja, não precisa deixá-lo muito tempo no carregador para fazer viagens curtas.

O SU7, por sua vez, tem uma bateria menor, de 73,6 kWh e 400 volts. Neste caso, a autonomia é de até 668 km.

Preço e disponibilidade

A Xiaomi não revelou o preço e a data de estreia do SU7 e SU7 Max no mercado. Também não há informações em relação à venda do carro elétrico em outros países.

Com o seu primeiro lançamento, a Xiaomi vai disputar espaço na China com gigantes do setor, como a BYD. Segundo o Statista, a montadora chinesa concentrou um quarto da receita da indústria de carros elétricos em 2022. A empresa, vale lembrar, assumiu a antiga fábrica da Ford na Bahia em 2023.

Outras marcas conhecidas têm uma participação considerável na China. Confira os resultados oferecidos pelo Statista:

  1. BYD: 24,9%;
  2. Tesla: 9,9%;
  3. Xpeng: 4,7%;
  4. Li Xiang: 4,7%;
  5. Cowin: 4,5%;
  6. Aion: 4,5%;
  7. Nio: 4,3%;
  8. Wulling: 3,6%;
  9. Volkswagen: 3,4%;
  10. Changan: 3,2%;
  11. Outros (acumulado): 32,4%.

O site também aponta que, no quesito venda, o mercado chinês alcançou a marca de 6,24 milhões de veículos. Ao todo, há 993,5 mil estações de recargas espalhadas pelo país asiático.

Bruno De Blasi

Bruno De Blasi

Jornalista especializado em tecnologia e carioca da gema. Já passou pelas redações do iHelp BR, Olhar Digital, Tecnoblog e TechTudo. É fã de música, cultura nerd e cinema. Nas horas vagas, está lendo, programando ou tocando baixo.

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