A torre que vai fazer o One World Trade Center o edifício mais alto do ocidente foi levantado para o topo da estrutura ontem como uma grande vela em um bolo imponente. Nós estávamos na área de construção para ver a mágica ser feita.

A última peça da torre tem 125 metros de altura, pesa 12 toneladas e vai deixar o WTC com gigantes 540 metros de altura. Não apenas isso fará do World Trace Center o terceiro maior edifício do mundo, também é a instalação de transmissão do prédio, feito de 18 áreas de aço, incluindo três anéis de comunicação, e uma plataforma de manutenção. Ao todo, o grande ponto de exclamação de Manhattan vai pesar 1.485 toneladas.



Por mais que a torre não tenha sido colocada em sua posição final ainda – isso acontecerá em um futuro próximo – os operários levantaram a peça do chão para o topo de 104 andares do prédio.

ku-xlarge

O processo levou cerca de 20 minutos. Eis como ele foi do começo até o fim, em vídeo e fotos.

A partir de uma plataforma elevatória logo acima do local de construção, trabalhadores inspecionaram a torre cheia de LEDs para ter certeza que tudo estava no lugar certo, e colocaram uma bandeira dos Estados Unidos na parte de baixo dela.

original (3)

E então, no jogo de cabo-de-guerra mais fantástico de todos os tempos, um operário puxou a corda do chão, e foi levantando a torre para o cinto que o levaria para o topo.

original (2)

Então, sob aplausos, o elevador subiu.

original (1)

Os trabalhadores do local não conseguiram esconder a emoção e o orgulho, como você pode ver pelas fotos que eles tiraram com a torre sendo elevada ao fundo.

original

Com razão. Quando você vê a torre subindo até o topo, não pode deixar de contemplar a dimensão do One WTC. No meio do passeio da torre, quase tive que fazer uma flexão para trás para conseguir ver ela chegar até o fim.

Imagens por Michael Hession