Veja casos de Covid de longa duração que desapareceram em um ano
A maior parte das pessoas diagnosticadas com Covid-19 enfrentam sintomas por cerca de 5 a 15 dias. Algumas, no entanto, acabam sofrendo da chamada Covid longa – quando os sinais da doença persistem por meses a fio.
Um novo estudo feito por pesquisadores de Israel focou neste último grupo de casos. O objetivo dos cientistas era entender quais os sintomas mais comuns da Covid longa e por quanto tempo eles duravam. O estudo completo foi publicado na revista científica British Medical Journal (BMJ).
A equipe usou dados fornecidos pelo Maccabi Healthcare Services, somando quase dois milhões de pessoas de todas as idades que foram testadas para a doença no país entre março de 2020 e outubro de 2021.
Os pesquisadores excluíram aqueles que foram hospitalizados e então identificaram mais de 70 sintomas relacionados a Covid longa. Pacientes que tiveram quadros leves tiveram um risco aumentado de sofrer perda de olfato e paladar, problemas respiratórios, fraqueza, palpitações, garganta inflamada, tontura e comprometimento da memória.
Segundo o estudo, pacientes vacinados apresentaram menos risco de desenvolver problemas respiratórios do que aqueles que não haviam recebido o imunizante. Manter o esquema vacinal completo segue sendo primordial para evitar os efeitos do vírus.
A boa notícia é que os sintomas não parecem ser para sempre. Por mais que os sinais da doença persistam após a infecção, os cientistas concluíram que a maioria deles desaparece em cerca de 12 meses. A recuperação em menos de um ano foi vista principalmente entre as crianças, com os adultos enfrentando mais problemas de saúde.