Aplicativos de meteorologia sempre confundem a minha cabeça – por que checar um aplicativo para ver se está chovendo? Vá lá fora e veja você mesmo! O aplicativo Visibility, apesar de uma ideia realmente inovadora, é apenas mais uma confusão.

Certamente você consegue perceber se existe uma grande concentração de poluição na atmosfera. Ou mesmo que você não consiga, por que você precisaria saber? O que você poderia fazer, se seu aplicativo de Android te avisasse sobre o alto nível de poluição do ar um dia? Ficaria em casa? Pararia de usar desodorante?

Independente de tudo isso, o aplicativo realmente usa uma tecnologia impressionante para verificar a presença da poluição. Desenvolvido pela Escola de Engenharia Viterbi da Universidade da Carolina do Sul, o usuário só precisa tirar uma foto do céu (tirando a parte mais baixa com os prédios/árvores/pássaros engasgando com a poluição do ar), e ela é enviada automaticamente com as informações de GPS, bússola, acelerômetro a relógio para um computador central para análise.

Depois de processada, a mensagem é mandada de volta ao usuário informando-o sobre a poluição do ar, e essa informação é armazenada no servidor para uma futura pesquisa. Informações pessoais no aplicativo do usuário não são armazenadas, é claro, e ao longo do tempo – se houver gente o suficiente usando – a base de dados poderia se transformar em uma valiosa ferramenta para chamar atenção para questões ambientas. Como se já não estivéssemos conscientes de quão confuso nosso planeta está. [USC via Gizmag]