Veja esta experiência com bolha gigante filmada em slow motion
O canal do YouTube “The Slow Mo Guys” é famoso por seus vídeos virais de slow motion, que conseguem captar imagens incríveis que passam despercebidas pelo olho humano. O vídeo desta semana mostra uma bolha gigante — do tamanho de um homem — sendo estourada por dentro. Para registrar a experiência, foi utilizada uma câmera capaz de filmar a 50.000 frames por segundo (fps). Ou seja, é como se tivéssemos 50 mil fotos para acompanhar o estourar da bolha.
O canal, produzido pelos britânicos Gavin Free e Daniel Gruchy, existe desde 2010 e é especializado em filmar diversos fenômenos naturais e físicos com câmeras de altíssima velocidade, como um espirro, uma taça sendo quebrada ou o bater das asas de um beija-flor. Até mesmo, o ator Will Smith já participou do canal, que já reúne 14 milhões de seguidores.
No caso da bolha gigante, foram utilizadas as câmeras Phantom Flex 4K e Phantom TMX 7510. Esta última tem capacidade de gravar — em baixa resolução — até 1,75 milhão de frames por segundo.
Estourando uma bolha gigante
Para fazer a bolha de sabão, Gruchy explica que fez uma solução com água destilada, detergente e um pouco de glicerina. Uma pequena piscina foi improvisada para que um arco gigante pudesse ser elevado e criasse a bolha ao redor dele.
A partir daí, foram feitas várias filmagens com diferentes resoluções e velocidades, começando com 1.000 fps e indo até os 50.000 fps. Todo o processo foi explicado pela dupla.
As imagens da bolha estourando — mais de 2.000 vezes mais lento do que os nossos olhos podem perceber — são hipnotizantes. Você pode assistir a ação no vídeo abaixo.