Dê uma boa olhada nessa imagem. Ou melhor, fique parado olhando para o centro dela. Não há truque algum; apenas olhe, relaxe e veja algo que você sabe que está lá simplesmente desaparecer.

Viu? Que bom. Agora entenda como funciona.

O que você viu agora é chamado de Efeito de Troxler, que parte da ideia de que se você ficar olhando fixamente para um ponto por muito tempo, tudo ao redor de sua visão periférica desaparece. É por isso que nossos olhos estão se mexendo o tempo todo. Do mesmo jeito quando você pega uma camiseta, coloca-a mas só repara alguns minutos depois que está com ela, os neurônios de nossos sistema visual tendem a ignorar estímulos não variáveis. Resultado: tudo fica branco.

E você quer saber por que a escolha de cores suaves e borradas? Uma imagem mais definida oferece muito mais estímulos aos olhos; é mais difícil ficar olhando para um ponto fixo por muito tempo (cerca de 20 segundos) para que o efeito surja. Não conseguiu criar o efeito? Você pode estar com problemas com os cones L e M, de acordo com um informado usuário do Reddit, que também oferece outras alternativas que podem lhe ajudar. [Reddit]