Mapa-múndi do sangue revela tipo mais comum e mais raro: confira o seu
Existem oito grupos de tipos de sangue com diferentes combinações de antígenos e classificações. Só de humanos são 36 sistemas de grupos sanguíneos no total.
Entre as quase 8 bilhões de pessoas que vivem no planeta, o sangue mais comum é o O+, que corre nas veias de 39% da população mundial. E no posto de mais raro está o AB-, que é o tipo de 0,40% da população.
Mas como funciona essa estatística?
Assim como a nacionalidade, fatores genéticos desempenham um papel na determinação do tipo de sangue de um indivíduo. Ou seja: cada parte do planeta tem tendência a apresentar um tipo sanguíneo que se sobressai ante os outros. Abaixo, você pode ver um mapa feito pelo site Visual Capitalist que mostra essas diferenças.
Mais comuns em cada região
Américas
O tipo de sangue O é o mais comum em todo o mundo, e é também a tipagem de quase 70% dos sul-americanos. É também o tipo de sangue mais comum nos Estados Unidos e no Canadá. No Brasil, O+ e (com 36% da população) e A+ (34%) predominam.
Ásia
Na Ásia o tipo O é o primeiro mais popular, seguindo do B, que também é relativamente comum. Na China, quase 20% da população tem sangue tipo B, que também é muito comum na Índia e em outros países da Ásia Central.
Indo contra as estatísticas, alguns países da Ásia ocidental, como Azerbaijão e Armênia, tem a maior parcela da população como sangue A+.
África
Na África, o sangue mais popular também é o O+. Já em Gana, Líbia, Congo e Egito, o tipo sanguíneo mais popular é o O- — que, no Brasil, é considerado raro.
Europa
Entre os europeus, o tipo sanguíneo mais comum é o A. Quase 40% da população da Noruega, Ucrânia, Dinamarca e Áustria têm esse tipo de sangue.
Oriente Médio
No Oriente Médio, quase 42% da população tem sangue O+. No entanto, o Líbano é o único país em que a população se divide entre O e A.
Oceania
Na Oceania, os tipos mais comuns são O e A+. Apenas Fiji tem uma parte da população em que predomina o tipo B+.
Caribe
Quase metade das pessoas nos países caribenhos tem o tipo O+. Apenas a população da Jamaica tem o tipo B+ como mais comum.