Veja o furacão Sandy derrubando parte da Internet
O perigo para as pessoas, não para os servidores, é mais importante do que qualquer coisa. Mas como avisá-las sobre o perigo, ou saber se está tudo bem com elas? Via Internet, provavelmente! Por isso é um pouco assustador quando o furacão Sandy começa a derrubar um pedaço considerável da web. A coisa foi feia. Feia e rápida.
A RIPE e a Renesys, duas gigantescas entidades da infraestrutura da Internet, resumem exatamente o que deu errado. A RIPE parou de “receber dados de todas as sondas [de monitoramento de dados] localizadas em Nova Jersey e de várias da cidade de Nova York no dia 30 de outubro, por volta da meia noite.” Você pode ver o Sandy derrubando servidores no GIF abaixo, com os danos se disseminando feito bactéria. A Renesys notou que “Nova York e Nova Jersey foram afetadas na medida em que a tesmpestade progredia,” causando “alterações no tráfego da Internet para fora da cidade na medida em que as operadoras procuravam rotas alternativas.” Grandes sites, como o Gizmodo US e o BuzzFeed, foram afetados pesadamente pelo evento climático que assola a costa leste dos EUA.
A Internet, não vamos nos esquecer, é só um punhado de caixas e fios. É delicada. Aquelas coisas não gostam de água, picos de energia e falta de luz. Esse é um dos casos mais graves a afetar fisicamente a Internet e os traumas levarão algum tempo para sumir. [RIPE, Renesys, Foto: jaimelapinga/Instagram. Valeu, Andrew!]