Ciência

Veja o vídeo da explosão solar que atingiu a Terra; outras podem estar a caminho

Este tipo de evento solar é conhecido por causar breves interrupções nas comunicações de rádio nas regiões polares da Terra
Imagem: X/Reprodução

Uma intensa atividade solar foi identificada por astrônomos como uma explosão de alta intensidade que deu origem à mancha solar AR3575.

A ocorrência aconteceu nessa segunda-feira (5), segundo a especialista em física solar, Keith Strong. A explosão atingiu seu pico no dia seguinte, provocando interrupções temporárias nas comunicações via rádio em partes da Austrália e da Ásia.

A física publicou um vídeo que mostra a explosão de partículas e a Terra em escala para comparação. Confira aqui:

Este tipo de evento solar é conhecido por causar breves interrupções nas comunicações de rádio nas regiões polares da Terra. Além disso, representa riscos para astronautas não protegidos.

A expectativa é de mais atividades solares nos próximos dias. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) aponta para uma alta probabilidade de ocorrência de mais erupções solares.

O que é uma mancha e uma explosão solar

Mancha solar é um fenômeno temporário na fotosfera do Sol. Nessas regiões, a temperatura superficial é reduzida. Essas manchas não costumam representar grandes riscos, ainda que possam explodir a qualquer momento.

Isso porque, mesmo com temperaturas mais baixas, são regiões do Sol com grande concentração de campo magnético. Ali, há matéria aprisionada na forma de plasma. Ou seja, gás muito quente e ionizado.

Por isso, quando há erupção, o astro-rei pode liberar ondas de rádio, raio X e raios gama no espaço e, em seguida, atingir a Terra. As possíveis consequências vão desde auroras boreais até panes no radar de aviões e nas telecomunicações do planeta.

Assine a newsletter do Gizmodo

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas