Veja online a atividade do vulcão havaiano Kilauea, com erupção de 1.170 ºC
O vulcão Kilauea, localizado no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, EUA, é um dos mais ativos do mundo. A temperatura de erupção de sua lava é super quente, chegando a cerca de 1.170 graus Celsius, de acordo com o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos).
O Kilauea entrou em erupção pela última vez em 7 de junho deste ano, durante até o dia 19. Apesar de nenhum fluxo de lava continuar visível no momento, ainda é possível observar fumaça saindo do chão da cratera.
Antes de sua mais recente erupção, o vulcão Kilauea entrou em atividade outra vez em janeiro, um mês após outra erupção. Estima-se que a lava chegou a atingir alturas de até 50 metros, quase a largura de um campo de futebol.
Como funciona o monitoramento do vulcão Kilauea?
Webcams do USGS monitoram o vulcão em tempo real, registrando calor ao invés de luz, obtendo melhores visualizações através do gás vulcânico. Além disso, algumas observam uma área fora dos limites do público devido a perigos vulcânicos, segundo o NPS (Serviço Nacional de Parques).
Apesar disso, as câmeras estão sujeitas a avarias esporádicas que não podem ser reparadas imediatamente. Nuvens e chuva também podem atrapalhar a visibilidade. À noite, as imagens registram fielmente a escuridão, quando não há interferência de outras luzes.
Por fim, saiba por que o arco-íris é diferente no Havaí.