Tecnologia

Veja vídeo de russos saltando de paraquedas da estratosfera para o Polo Norte

Três russos estabeleceram um novo recorde mundial ao fazer um salto estratosférico sobre o Ártico; assista ao vídeo
Imagem: Denis Efremov/RUVDS

Três russos estabeleceram um novo recorde mundial ao realizarem um salto de paraquedas da estratosfera sobre o Polo Norte. Além da aventura e das imagens impressionantes, o evento serviu como um teste de um protótipo de um novo sistema de comunicação destinado ao uso no Ártico.

Câmera Interna Compatível com Alexa
R$ 228

Os protagonistas desta missão ousada foram Mikhail Korniyenko, Denis Efremov e Alexander Lynnik, que se lançaram de um avião Ilyushin-76 a uma altura de 10,5 mil metros. Durante aproximadamente dois minutos e meio, eles experimentaram a liberdade da queda livre antes de abrir seus paraquedas a 1.000 metros do solo.

A descida foi capturada em um vídeo que mostra os paraquedistas enfrentando temperaturas extremas de cerca de -50°C. Contudo, devido à velocidade de mais de 300 km/h, a sensação térmica era de -70°C. Veja as imagens:

Apesar de estarem equipados com máscaras aquecidas, todos os três sofreram algum grau de congelamento nas bochechas.

Inovação tecnológica no salto do Polo Norte

Além do desafio físico, a missão teve um componente tecnológico, já que os paraquedistas testaram um sistema de comunicação experimental. Ele poderia oferecer uma alternativa de baixo custo aos sistemas existentes, que oferece cobertura nos polos da Terra.

Embora ainda seja um protótipo, o sistema conseguiu estabelecer uma conexão com um satélite e transmitir dados. Este é um passo promissor na direção de soluções acessíveis para comunicações no Ártico.

“É claro que a nossa solução é um protótipo, mas, ainda assim, conseguimos a partir do nosso servidor conectar-nos ao nosso satélite e transferir dados”, disse Nikita Tsaplin, gerente e cofundador do provedor de hospedagem russo RUVDS, à Reuters.

“Demos alguns pequenos passos nessa direção e essa era realmente a tarefa. Ver quão realista seria construir uma solução de baixo custo para obter acesso de um computador a um satélite “, completou.

Este salto estratosférico coincide com o aniversário do primeiro voo espacial humano do cosmonauta Yuri Gagarin — ocorrido em 12 de abril de 1961.

Além disso, o sucesso do salto estratosférico dos russos abre novas possibilidades para a exploração e utilização do Polo Norte. A região do Ártico tem visto um aumento no interesse geopolítico devido às mudanças climáticas e ao derretimento do gelo. Assim, ele surge como uma região com recursos, rotas comerciais e vantagens militares.

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas