O Steam Deck, um misto de console portátil com PC Gamer que a Valve lançou no início de 2022, pode ganhar mais um rival a altura após o vazamento de imagens do Legion Go, um novo dispositivo da Lenovo.
No mês passado, o site Windows Central revelou que a Lenovo desenvolvia um dispositivo similar ao Steam Deck, mas com um sistema operacional Windows. A primeira diferença é que o Steam Deck conta com o SteamOS, o sistema operacional que a Valve desenvolveu a partir do kernel do Linux.
Na última quarta-feira (16), vazaram as primeiras imagens do novo dispositivo da Lenovo, que apontam outras diferenças significativas com o Steam Deck.
Uma das principais críticas ao Steam Deck, por exemplo, é a curta duração de sua bateria, possivelmente devido à estrutura mais fina do portátil. O ASUS ROG Ally, por sua vez, que também é mais fino, sofreu com as mesmas críticas.
A Lenovo, no entanto, parece ter optado por criar um portátil com uma maior espessura do que os rivais, embora ainda seja muito similar ao Steam Deck em termos de design.
Lenovo ‘copia’ Steam Deck e Switch em novo dispositivo
Ainda com base nas imagens, o design PC gamer portátil da Lenovo também possui muitas semelhanças com o Nintendo Switch. Aliás, o Legion Go também terá controles removíveis, assim como o Joy-Con, bem como uma tela OLED de oito polegadas.
Portanto, a Lenovo foi bastante destemida ao desenvolver recursos tão similares, tendo em vista a fama da Nintendo em relação às suas propriedades intelectuais.
Contudo, os controles do dispositivo Legion Go, pelos gatilhos, também é similar ao Steam Deck, o que pode resguardar a Lenovo de processos judiciais.
O que pode deixar a Valve preocupada, além de mais um rival no mercado, é o sistema operacional do Lenovo Legion Go. O dispositivo terá o Windows 11, significando que será possível jogar qualquer jogo para Windows com requisitos compatíveis aos do aparelho.
Anteriormente, o Windows Central também informou que o dispositivo da Lenovo terá o processador Phoenix, da AMD, assim como o ROG Ally.