Depois de liberar a função de reações em mensagens, a Meta está desenvolvendo um novo recurso que permitirá aos usuários utilizarem uma mesma conta do WhatsApp em mais de um celular ao mesmo tempo. A novidade multidispositivo será chamada de “Companion Mode”.

Atualmente, já é possível utilizar uma conta do WhatsApp no celular emparelhado com um aplicativo para PC ou pelo WhatsApp Web. Porém, com o novo modo, a empresa pretende oferecer a possibilidade de vincular a conta a um celular secundário e em simultâneo.

O novo recurso foi descoberto pelo WABetainfo, ao analisar a versão beta 2.22.10.13 do WhatsApp para Android. Contudo, o site ressaltou que, como o modo complementar ainda está em desenvolvimento, não há muitos detalhes sobre como ele funcionará na prática.

“O que podemos confirmar é que o modo complementar também nos permitirá vincular tablets Android”, disse o WABetainfo.

Novo recurso do WhatsApp tem lado negativo

Nem tudo são flores. Se não houver alterações durante o desenvolvimento, o novo modo permitirá que o usuário utilize apenas um único número por smartphone. Isso significa que se já existir uma conta do WhatsApp no celular secundário, os dados locais como fotos, mensagens e outros itens serão apagados do celular ao ativar o Companion para acessar uma conta extra.

Neste caso, o usuário terá que utilizar um serviço de backup na nuvem para recuperar esses arquivos, conforme o print abaixo:

Novo "Modo Companion" no WhatsApp
Imagem: WABetainfo

Vale lembrar que o recurso ainda não foi liberado para ser testado por desenvolvedores. Além disso, como ele ainda está em desenvolvimento, ainda não há informações sobre quando a novidade será liberada. Também não há garantias que o recurso chegará de fato aos usuários comuns.