
Venda de celulares cresce só 1% no mundo; Samsung lidera
As vendas globais de smartphones cresceram apenas 1% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado. As informações são da Canalys, uma empresa de análise de mercado especializada no segmento de tecnologia e tecnologia móvel.
Segundo a companhia, o crescimento tímido do setor se deu em razão a incertezas macroeconômicas, comportamento mais cauteloso dos consumidores e período de estocagem de produtos mais longo que o habitual.
“Após um forte final de 2024, os fornecedores direcionaram altos volumes de estoque para os canais para ganhar participação. Mas a venda por distribuidores, mais lenta do que o esperado, estendeu os ciclos de estoque, reduzindo o ímpeto de vendas no início de 2025”, afirmou Amber Liu, Gerente de Pesquisa da Canalys.
Samsung lidera
A Samsung, como nos primeiros três meses de 2024, liderou as remessas de celulares em todo o planeta, sendo responsável por vender cerca de 30 milhões de unidades — 20% de market share.
Assim como suas concorrentes chinesas, a sul-coreana oferece soluções em variadas faixas de preço e para diferentes tipos de público. Além disso, a marca é uma empresa conceituada no segmento de tecnologia. Ela ostenta uma boa reputação em relação a qualidade de seus produtos e suporte ao longo da vida útil de seus dispositivos.
A empresa lidera o mercado mundial em número unidades vendidas, mas é seguida de perto pela Apple, com 18% de market share. A norte-americana, embora seja voltada ao segmento premium, segue na frente de empresas como Xiaomi, Vivo Mobile e Oppo. Isso porque eles atingem públicos que buscam preços mais acessíveis.
A boa notícia para a “maçã” é que houve um crescimento de 2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O segundo lugar não é exatamente uma surpresa, ainda mais considerando que a sul-coreana lançou os flagships da linha Galaxy S25 em janeiro.
No entanto, o cenário tende a mudar no último trimestre do ano, quando a Apple lidera as remessas mundiais, impulsionadas pelo lançamento do iPhone, que acontece religiosamente no mês de setembro. No restante do ano, a Samsung lidera em número de unidades vendidas sem muitos problemas.
VEJA TAMBÉM: