A morfina – gloriosa, gloriosa morfina – está entre os analgésicos mais potentes do mundo, capaz de fazer seu cérebro esquecer que você está com uma perna quebrada ou com o crânio rachado. Mas e se algo que geralmente causa a morte pudesse ser transformado em algo que ajuda o corpo na recuperação? Cientistas acreditam ter descoberto um elemento no veneno da cobra Mamba-Negra que faz exatamente isso.

Conhecida como mambalgina, essas proteínas podem se anexar aos nervos e inibir aqueles dolorosos sinais que normalmente atingem o cérebro. A grande novidade, no entanto, é que os efeitos colaterais não afetam tanto quanto os dos analgésicos mais conhecidos:

A maioria das toxinas das cobras matam as células nervosas as quais elas se anexam, mas isso não parece ser o caso com a mambalgina. Na verdade, testes em animais revelaram que o mambalgina “não produz disfunção motora, apatia, paralisia flácida, convulsões ou morte por injeções centrais.”

Talvez alguns malucos gostem da parte da disfunção motora, mas se você realmente quer ter um dia produtivo livre de dor, essa pode ser sua passagem para o futuro. [Nature via Ars Technica]

Image via Flickr/Vasenka