Embora a perspectiva de novos relógios inteligentes – da Apple, Google, Samsung e outros – seja muito empolgante, ainda é difícil imaginar como eles se tornariam realmente úteis.

Felizmente, um pesquisador da Universidade Carnegie Mellon tenta descobrir se um teclado virtual poderia funcionar em um relógio inteligente – afinal, nem sempre dá para contar com o reconhecimento de voz. Eis a solução que ele criou.



Chamado Zoomboard, a ideia é que uma tela pequena pode conter um teclado QWERTY completo, com zoom inteligente enquanto você digita. Toque em uma parte do teclado, e você dá zoom para mostrar as teclas de uma área; toque de novo e digite a letra.

Ele também usa swipes para ajudar a editar o texto: deslizar para a direita insere um espaço; para a esquerda, exclui um caractere; para cima, exibe o teclado de símbolos. Seria ótimo, por exemplo, para corrigir algo que o reconhecimento de voz no smartwatch não entendeu direito.

O Zoomboard não parece complicado de usar, é bem executado e poderia pelo menos permitir que você digitasse uma mensagem curta no seu pulso. E é bom que seja curta: nos testes, estudantes conseguiram digitar só 9,3 palavras por minuto no teclado.

Mas tudo bem, porque este é um primeiro passo. Relógios inteligentes não serão perfeitos no início, mas é bom saber que alguém está pensando em como fazê-los funcionar melhor. O Zoomboard será apresentado esta semana na conferência Computer Human Interaction, em Paris, e o código-fonte será disponibilizado gratuitamente. [Zoomboard via Technology Review]

zoomboard 2