Moradores do Chile foram surpreendidos na última quinta-feira (7). Aqueles que acordaram cedo, antes mesmo do Sol nascer, tiveram a visão de um meteoro explodindo no céu noturno.
O fenômeno foi visível nas cidades de Mendoza, Neuquén e Santiago do Chile. O momento foi registrado por câmeras da empresa de telecomunicações chilena Ledrium. Confira:
Vista de #meteorito sobre #Chile (Peñalolen sur) gracias a cámaras de #ledrium. @Sepulinares @EduardoTVT pic.twitter.com/uGnNjMJ6w3
— FelipeVCurico (@FelipeVCurico) July 7, 2022
Na imagem, é possível observar a cidade de Santiago do Chile inteira iluminada por luzes artificiais. Por volta das 5h44 (horário local), surge uma bola branca no céu que explode em poucos segundos, desintegrando-se perto da Cordilheira dos Andes. Moradores da região disseram a jornais locais que ouviram barulho semelhante ao de um trovão.
Pesquisadores do Departamento de Astronomia da Universidade de Concepción, no Chile, estimam que o objeto em questão não seja muito maior do que uma pedra. Ele foi atraído pela gravidade e, devido a alta velocidade, começou a pegar fogo ao passar pela atmosfera, atingindo temperaturas extremamente altas e evaporando no céu.
A bola de fogo é considerada um meteoro porque se desintegrou antes mesmo de tocar o chão. Caso o pedregulho tivesse caído na Terra, seria chamado de meteorito. Neste caso, ele poderia ainda formar uma cratera na superfície devido à força do impacto.
A América do Sul não foi o único continente surpreendido nesta quinta-feira. Moradores da Nova Zelândia também registraram a explosão de um meteoro, que foi acompanhada por um som estrondoso. O evento ocorreu durante a tarde, o que dificulta a sua observação e o torna ainda mais impressionante. Confira o vídeo.