Cultura

Vídeo mostra interior de prédio chinês em forma de pirâmide

Com sua forma de pirâmide, o prédio chinês cativa admiradores (e também críticos). Confira os vídeos da estrutura inusitada
Imagem: MAO/Reprodução

Um edifício residencial na China tem chamado a atenção devido à sua peculiar estrutura em forma de pirâmide. Localizado em Kunshan — cidade de mais de 900 mil habitantes próxima à Xangai — o prédio chinês de 18 andares, concluído em 2013, tornou-se um ícone arquitetônico, desafiando convenções com seu design inovador.

Com 100 metros de altura, a pirâmide está localizada no distrito de Huaqiao. Ele faz parte de um complexo residencial e comercial que inclui duas outras estruturas de 12 andares. Os apartamentos são dispostos em uma inclinação de 45 graus, conferindo à estrutura uma aparência única, assemelhando-se à disposição de blocos de Lego empilhados.

Um vídeo postado recentemente no YouTube mostra detalhes do exterior e interior do edifício. Confira:

A empresa japonesa MAO (Masters Architectural Office) concebeu o projeto arquitetônico, denominado “projeto recuado,”. A característica marcante do edifício é a inclinação de cada andar em relação ao abaixo, resultando em varandas estilo jardim em cada nível.

Contudo, esse design inovador não está isento de desafios, como a ventilação inconveniente e iluminação fraca, devido à disposição escalonada. Além disso, o vídeo também destaca a complexidade do interior do apartamento, com mais de 1.000 plantas diferentes, a maioria em estilo loft.

O portal South China Morning Post também divulgou um vídeo sobre o condomínio.

 

Inspiração para o projeto de pirâmide

A MAO revelou ao Daily Mail que a inspiração veio, por exemplo, dos tradicionais campos de arroz em socalcos chineses, situados nas encostas das montanhas. Além disso, a empresa incluiu elementos do parkour — uma atividade urbana popular entre os jovens chineses — foram incorporados ao design, visando associar os edifícios às tendências e ao esporte moderno.

Essa escolha, embora única, apresenta desafios adicionais, incluindo ventilação interna, proteção contra incêndios e um intrincado projeto de tubulação.

Assim, apesar das controvérsias e desafios enfrentados pelo condomínio em forma de pirâmide, a obra buscou trazer mais inovação e originalidade ao cenário arquitetônico global.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas