Vídeo mostra o Sol “andando de lado” no céu da Antártida
No coração da Antártida, acontece um espetáculo que poucos têm o privilégio de testemunhar. Ele marca o fim de uma era de escuridão e o início de um período de luz contínua.
Esta é a transição da noite polar para o dia polar, um raro fenômeno natural presenteia o horizonte antártico por apenas alguns dias a cada ano.
Um vídeo, gravado pelo engenheiro civil Matty Jordan, mostra o Sol “andando de lado” no céu da Antártida. As imagens foram gravadas em um time-lapse surpreendente. Confira:
“Aqui, o sol retorna à Base Scott e à Estação McMurdo, na Antártica, pela primeira vez desde abril. Ver o sol, mesmo por um período tão curto de tempo, foi revigorante. A energia parecia ter retornado ao continente que estava escuro há meses”, disse Jordan.
Vídeo raro do Sol da Antártida
A raridade deste evento é tanta que estima-se que existam menos de dez vídeos documentando a ocorrência, todos originários das extensões geladas da Antártica.
O vídeo, gravado em agosto do ano passado, mostra o ressurgimento do sol anuncia a conclusão oficial do inverno. À medida que os dias avançam, cada um traz consigo quase uma hora adicional de luz solar. Até 23 de outubro, a Base Scott e a Estação McMurdo desfrutarão do dia polar, onde o sol não se porá até o final de fevereiro.
Dia e noite polar
A Terra girando em torno do sol com uma inclinação de 23,5° em direção ao sol. Portanto, cada um dos polos da Terra inclina-se em direção ao sol por aproximadamente meio ano.
Durante esse tempo, um polo recebe mais radiação solar, e por mais de um mês, o sol nunca se põe neste polo durante as 24 horas do dia. Este é o chamado dia polar.
Na outra metade do ano, o polo recebe de volta o sol. Durante esse tempo, o polo recebe menos radiação, e por mais de um mês, o sol nunca nasce neste polo durante as 24 horas do dia. Esta é a chamada noite polar.
Durante a noite polar, o céu permanece escuro e as estrelas podem ser vistas durante 24 horas.