O Moto X, primeiro smartphone da Motorola totalmente influenciado pelo Google, foi exibido em público pelo próprio Eric Schmidt. Agora um vídeo da operadora canadense Rogers mostra sua função de escuta ambiente, possivelmente chamado de “Open Mic”, que permitirá fazer comandos de voz para o celular sem ativar a tela.

Rumores já diziam que há mais recursos de voz no Moto X além dos que o Android já oferece. No entanto, não está claro se isso será uma função exclusiva da Motorola, ou se fará parte do Android padrão no futuro.

No vídeo, o usuário faz um comando dizendo “OK Google Now” – parece os comandos do Google Glass! Você “fala com ele, e ele aprende a sua voz”, diz a Rogers.

moto x

O vídeo também mostra um sistema de alerta chamado “Atualizações ativas”, que mostra notificações na tela de bloqueio sem que você precise desbloquear o aparelho.

Além disso, como a própria Motorola antecipou, o Moto X usa sensores para facilitar certas ações, como tirar fotos: você chacoalha o aparelho duas vezes, e ele ativa a câmera. No entanto, esse gesto parece ser tão trabalhoso tanto quanto ligar a tela e deslizar o dedo até o ícone de câmera. De acordo com o vídeo, os usuários poderão tirar fotos no app da câmera tocando em qualquer lugar da tela. Além disso, será possível tirar fotos sequenciais tocando e segurando na tela.

O Moto X virá em preto e branco, e estará disponível em agosto no Canadá. Enquanto isso, nos EUA, será possível escolher as cores do aparelho, além de colocar uma gravação na traseira. Não sabemos quando o Moto X chegará ao Brasil. [YouTube via AusDroid via VentureBeat]