Alex Rivest tem um PhD em neurociência pelo MIT e um gosto por aventura. Ele viajou para o vulcão Kilauea, no Havaí, e mostra neste vídeo o que acontece quando você pisa em lava queimando a temperaturas entre 700°C e 1.200°C.

>>> Uma câmera GoPro morreu para nos trazer este vídeo incrível de um vulcão
>>> Vídeo: chegando perigosamente perto de um vulcão em erupção

Ele explica:

Este vídeo mostra como a pressão aplicada a este material denso só provoca um ligeiro recuo. Isso pode não ser surpreendente (isso é rocha, afinal), mas acho que muitas pessoas pensam na lava como uma substância quente, porém bastante líquida.

Na verdade, você nunca iria cair em um lago de lava da mesma forma que em uma piscina: a rocha derretida é muito mais densa, por isso você iria simplesmente cair em cima dela, afundar um pouco e ser queimado.

Rivest lembra que este vídeo foi feito por um profissional, apenas para demonstrar como a rocha derretida é viscosa. Não tente isso em casa! (Sério: criaram uma máquina para fazer lava em casa.)

Além de ser pesquisador em neurociência, Alex Rivest cofundou uma ONG chamada Blue Kitabu, para estimular a criação de escolas sustentáveis em Gana e no Quênia. E ele pôde saber em primeira mão como é pisar em lava. Algumas pessoas são melhores que outras. [YouTube]