O Chromecast transforma TVs comuns em inteligentes através do smartphone e de uma conexão à internet. O Samsung Connect Auto faz algo semelhante, porém com carros. E esta semana, durante a Samsung Developer Conference, a empresa mostrou uma visão futurista desse dispositivo.

>>> Carros da Volvo destravam porta e ativam motor quando celular está próximo
>>> Uber revela frota de carros “Street View” que usam tecnologia da Microsoft



Este “Chromecast para carros” se comunica com seu iPhone ou Android para abrir e trancar portas, tocar a buzina, mostrar o status do veículo e localizá-lo em um mapa. Ele vai ganhar mais recursos: a Samsung abrirá um beta privado para desenvolvedores criarem funcionalidades para o Connect Auto.

No vídeo a seguir, a Samsung apresenta três cenários para o Connect Auto. Em um deles, o usuário abre a porta do carro usando NFC, e também o tranca usando o smartphone.

Outro caso envolve um serviço de compartilhamento de carros: você pode saber onde está o veículo no mapa; fazê-lo tocar a buzina para encontrá-lo no estacionamento; e abrir a porta com o smartphone, sem usar a chave.

E, no caso mais improvável, um usuário compra produtos pagando com Samsung Pay, e eles são depositados no porta-malas do seu carro, que você pode abrir à distância e depois ver se o entregador fechou.

O Connect Auto roda Tizen e tem conexão 4G para receber comandos à distância, e para oferecer um hotspot Wi-Fi aos passageiros. Há também GPS embutido. Ele se conecta ao carro via OBD-II, entrada que transmite dados e energia, e que realiza autodiagnóstico dos componentes eletrônicos do veículo.

Com isso, o Connect Auto pode analisar se há algum problema no motor, transmissão ou sistemas auxiliares; e pode saber quantos quilômetros o carro percorreu, e quanto combustível gastou, para recomendar medidas de economia.

O OBD-II também é usado para transmitir dados como o status das portas e da buzina. No entanto, esses parâmetros normalmente são mantidos em segredo pelos fabricantes de automóveis. Por isso, a Samsung está trabalhando com empresas como a Fiat para o Connect Auto funcionar em vários tipos de veículos.

samsung connect auto (1)

O dispositivo foi apresentado durante a feira MWC, em fevereiro, em um Fiat 500L. Segundo o SlashGear, era possível usar o smartphone para trancar e destrancar as portas, abrir o porta-malas e tocar a buzina.

Na época, a Samsung explicou mais detalhes sobre segurança. O Connect Auto usa a plataforma KNOX de software seguro, e possui um chip para impedir que códigos maliciosos sejam enviados ao carro. “Se um hacker tivesse acesso, explicou a Samsung, e tentasse frear o carro ou desligar o motor com o carro em alta velocidade, o chip iria bloquear a transmissão do código”, diz o SlashGear.

Também há uma preocupação com privacidade. A Samsung está em negociações com dez das principais seguradoras nos EUA, para que o usuário ganhe desconto no seguro caso compartilhe suas informações – frequência com que usa o carro, onde e como dirige.

O Samsung Connect Auto será lançado no segundo trimestre nos EUA, em parceria com a operadora AT&T – afinal, ele precisa de uma conexão 4G. Ele deve chegar a mais países no terceiro trimestre. O preço não foi revelado, mas a coreana diz que será “acessível”.

Fotos por Kārlis Dambrāns/Flickr