Alguns pesquisadores do MIT inventaram um sensor muito impressionante e muito barato, que pode proteger você de carne bovina estragada ou até mesmo de uma bomba.

Ele é muito simples: trata-se de um chip NFC modificado que pode detectar a presença de gases específicos, com a ajuda de nanotubos de carbono.

Como explica o vídeo abaixo, os pesquisadores mudam o circuito de uma tag NFC usando um lápis de nanotubos de carbono, programado para detectar uma substância química específica. Se estiver presente, ela ativa o circuito do chip – e isso é detectado pelo smartphone.

>>> Este filme biodegradável muda de cor quando o alimento está estragado

Estes sensores seriam ótimos para embalagens de alimentos: aproxime seu smartphone, e ele avisa se o alimento estragou. Nós já vimos sensores semelhantes no passado, mas nenhum que funcione com smartphones e ofereça tanta funcionalidade.

A equipe do MIT que inventou os sensores acredita que eles poderiam ser integrados em crachás de funcionários em áreas de risco, para emitir um alerta se um gás perigoso estiver presente. Eles também poderiam ser usados na detecção de bombas.

“A vantagem destes sensores é que eles são muito baratos. Você os aplica, eles ficam lá, e então você os usa. Não há nenhuma fiação envolvida, nem bateria”, diz Timothy Swager, professor de química no MIT, em um comunicado à imprensa. “Você pode imaginar vários usos para uma tecnologia como esta.”

Os pesquisadores já estão tentando melhorar a tecnologia para que os sensores funcionem com Bluetooth, o que aumentaria a distância em que poderiam se comunicar com o smartphone. Mas já ficaríamos contentes em receber um alerta de que a carne estragou na geladeira. [MIT]