Virada Cultural de SP no metaverso fracassa; veja como será a presencial
Depois do fracasso da Virada Cultural de SP no metaverso, a prefeitura da capital paulista anunciou nesta terça-feira (16) as atrações do evento presencial, que acontece nos próximos dias 27 e 28 de maio. Segundo divulgado, deve ser investido em torno de R$ 40 milhões e espera-se receber 4 milhões de pessoas.
A Prefeitura da cidade de São Paulo anunciou que serão mais de 500 apresentações artísticas. Dentre as atrações, estão confirmados shows da banda BaianaSystem, da cantora Karol Conká, além de nomes como Supla, Tierry, Raça Negra, Roberta Miranda, Ferrugem, Liniker, Alceu Valença, Zé Vaqueiro, Fundo de Quintal, Dilsinho, Anavitória, Victor Fernandes, Tássia Reis e o grupo Pixote.
Com o tema “Virada do Pertencimento”, o evento terá 12 palcos espalhados pela cidade – três a mais do que nas edições anteriores. Desses, o único que funcionará durante 24 horas será o do Vale do Anhangabaú. Os restantes param no sábado, às 22h e retornam às 10h de domingo.
São mais de 500 atrações gratuitas em 12 arenas espalhadas por toda a metrópole, da periferia ao centro, em todas as 5 regiões de SP. Vai rolar nos dias 27 e 28 de maio. Confira https://t.co/Wa1yQaZn2R
— Cidade de São Paulo (@prefsp) May 16, 2023
A “Virada do Pertencimento”
A Secretaria Municipal da Cultura pretende arrecadar R$ 400 milhões com o evento e gerar 1.800 postos de trabalho. “Descentralizar a Virada Cultural é fazer com que a janela da COHAB de Itaquera seja o camarote da Virada Cultural, e não só a janela do COPAN”, afirma a secretária de cultura Aline Torres em comunicado.
“Neste ano, a periferia está ainda mais presente, com três novas arenas”, completa. A Virada Cultural do Pertencimento 2023 leva programação para um total de 49 espaços participantes, sendo quatro teatros regionais, além do Theatro Municipal; 15 casas de cultura; 12 centros culturais; quatro museus; 11 bibliotecas; e dois CEUs.
Além dos shows, todas as arenas apresentam no domingo, a Viradinha das 9h ao meio-dia, com atividades e espetáculos voltados para crianças. A programação infantil também conta com Palavra Cantada, no Campo Limpo; Cumbia Cavalera, na Brasilândia; Queen Live Kids, em São Miguel; 16 Toneladas, em Interlagos; Bloquinho Gente Miúda, no M’Boi Mirim; entre outras.
Vale destacar que a programação completa será divulgada em viradacultural.prefeitura.sp.gov.br em breve. Veja os endereços dos palcos abaixo:
Endereços das Arenas
- BRASILÂNDIA – INAJAR
Avenida Inajar de Souza, 2298 – Limão
- BUTANTÃ
Avenida Eliseu de Almeida, altura nº 3307 até o nº 3893 – Instituto de Previdência
- CAMPO LIMPO
Rua Dr. Joviano Pacheco de Aguirre, 30 – Jardim Bom Refúgio
- CAPELA DO SOCORRO
Avenida Atlântica, 2450 – Jardim Três Marias
- CIDADE TIRADENTES
Rua Inácio Monteiro, 6900 – Jardim São Paulo
- HELIÓPOLIS
PALCO 1: Avenida Almirante Delamare, nº 509
PALCO 2: Cel. Silva Castro, 154-206 – Vila Heliópolis
- ITAQUERA
Avenida Nagib Farah Maluf, s/n, Itaquera
- M’BOI MIRIM
Avenida Luiz Gushiken, 50 Chácara Santana
- PARADA INGLESA
Avenida Luiz Dumont Villares, altura do nº 1400 – Parada Inglesa
- PARELHEIROS
Rua Teresinha do prado de Oliveira, 100 – Jardim Nova Parelheiros
- SÃO MIGUEL
Avenida Deputado Dr. José Aristodemos Pinotti, 20, São Miguel Paulista
- VALE DO ANHANGABAÚ
Anhangabaú – Centro Histórico de São Paulo
Metaverso cancelada
No final de abril, a gestão municipal decidiu cancelar a edição do evento que seria realizada virtualmente, a chamada Virada Cultural do Metaverso. A medida ocorreu após o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM) suspender o edital da prefeitura por falta de explicações sobre o evento.