O mais recente capítulo da jornada da mala sumida que viralizou no Twitter mostra que os pertences da norte-americana Valerie Szybala foram parar em… um McDonald’s. A passageira entregou a mala à United Airlines em uma viagem na última semana de 2022, quando o mau tempo cancelou milhares de voos nos EUA.
Ela tinha acabado de pousar no aeroporto da capital Washington quando a companhia aérea notificou que a mala não tinha vindo no mesmo voo. Como tinha uma AirTag na bagagem, decidiu que acompanharia o paradeiro da mala até chegar em casa. E foi aí que o caos começou.
Em entrevista ao site Mashable, Szybala conta que a mala deveria ser entregue em 29 de dezembro. Por causa da demora, ela usou o serviço Find My para localizar a bagagem através da tag da Apple criada para rastrear itens pessoais, como carteiras e chaves.
Foi então que viu a mala parar em um complexo de apartamentos residenciais. Decidida a recuperar os pertences e presentes da viagem de Natal, ela decidiu ir por conta própria buscar a bagagem. Ao chegar no local, uma surpresa: havia várias malas vazias perto de uma lixeira.
Ela registrou o que viu e, indignada, denunciou sua saga no Twitter. “Pensei que havia alguém roubando sacolas, e talvez esvaziando-as. Decidi que precisava agir'”, conta. Até a publicação deste texto, o tuíte já havia sido visto por mais de 21,7 milhões de pessoas.
I’d just like everyone to know that @united has lost track of my bag and is lying about it. My apple AirTag shows that it has been sitting in a residential apartment complex for over a day. Out back by the dumpsters, I have found other emptied United Airlines bags. pic.twitter.com/fcoq4nj3zb
— valerie szybala. (@vszyb) January 1, 2023
Em busca de respostas
Enquanto procurava por sua mala sumida, Szybala cobrava respostas da United. “Calma, sua sacola está no serviço de entrega”, respondia o atendente, que ela não conseguiu saber se era humano ou robô.
Em certa altura, recebeu uma nova notificação: a mala foi parar em um McDonald’s. “Minha bagagem AirTag deixou o McDonald’s e voltou para o complexo de apartamentos onde está sendo mantida como refém!”, tuitou.
ANOTHER MAJOR UPDATE: My luggage AirTag has left McDonalds and returned to the apartment complex where it is being held hostage!
— valerie szybala. (@vszyb) January 2, 2023
À medida que os tuítes circulavam, a passageira começou a receber dezenas de mensagens de pessoas que também haviam perdido suas bagagens e davam sugestões de como encontrar a mala.
Na quarta ida ao complexo onde indicava a localização via AirTag, Szybala recebeu uma mensagem dos correios. Segundo o funcionário, a mala havia sido entregue para a pessoa errada na Virginia e, agora, precisava ser recuperada. Por fim, ela conseguiu recuperar a mala na segunda-feira (2).
WHEW this has been a wild ride y’all. I’m happy to report that I got my bag back!!! I’ll give more details & lessons learned later. For now wanna say thank you for all of the support, and shout out to the building resident and local news crews who came out to help =) pic.twitter.com/hCDXMreiDC
— valerie szybala. (@vszyb) January 2, 2023
O que disse a United Airlines
Para a passageira, a companhia aérea indicou que poderia rastrear a mala no site “Where’s My Suitcase” (Onde está minha mala, na tradução livre). A plataforma, porém, nunca atualizou a localização dos pertences e não havia possibilidade de contatar a empresa diretamente.
O procedimento padrão nos EUA e em todos os países do mundo, incluindo o Brasil, é que as bagagens que não foram entregues voltem para um centro de distribuição. Por isso, ainda é um mistério o que os pertences de Szybala estariam fazendo em um condomínio ou no McDonald’s.
Questionada pelo Mashable, a United disse que buscou o fornecedor de entrega de bagagens para entender os detalhes da situação.
“Entramos em contato com esta cliente para discutir esta situação e confirmar que ela recebeu sua bagagem. O serviço prestado por nosso fornecedor de entrega de bagagem não atende aos nossos padrões e estamos investigando o que aconteceu para levar a esta falha de serviço”, diz a nota.
Compra de AirTags saltam
Depois da repercussão da mala sumida, a emissora NBC noticiou que os AirTags se tornaram o item mais vendido da Amazon nos últimos dias.
#Update: Amazon says Apple AirTags have become a bestselling item since the #Southwest failures. pic.twitter.com/NPjyL9e74p
— scott budman (@scottbudman) January 2, 2023
No Twitter, Szybala recomendou que os viajantes considerem comprar um dispositivo de rastreamento em suas malas. “Sem ele e o viral no Twitter, eu provavelmente não a teria de volta”, disse a passageira.
Outra sugestão foi fotografar ou fazer um inventário de todos os pertences antes de voar, especialmente se a bagagem for despachada. “Obviamente, isso não vai mudar tudo o que o United faz, mas receber toda essa atenção negativa é a única coisa que pode levá-los a avaliar algumas dessas práticas”, pontuou.