Vítimas de stalkers questionam a segurança do Apple AirTag

Críticas à segurança do AirTag da Apple começaram depois de relatos de mulheres que teriam sido perseguidas com o gadget nos EUA e Reino Unido
AirTag ajuda a localizar US$ 1,1 milhão roubados de caminhão blindado
Imagem: Mark Chan/Unsplash/Reprodução

Mulheres estão denunciando falhas na segurança do Apple AirTag. Lançado em abril de 2021, o gadget sem fio tem o tamanho de uma moeda e funciona com Bluetooth. Ele foi criado para rastrear itens, como chaves, bolsas, carros e qualquer coisa que possa ser perdido ou roubado – mas está sendo usado por stalkers. 

O objetivo é pequeno, quase imperceptível e relativamente acessível – no Brasil uma unidade custa R$ 369. “Foi um presente para os assediadores”, disse Violet Alvarez, líder da organização britânica Suzy Lamplugh Trust, que apoia vítimas de perseguidores, ao The Guardian

Na maioria dos casos, stalkers usam AirTags para rastrear a localização das suas vítimas. Em agosto, Christopher Trotman, de 41 anos, foi condenado à prisão no Reino Unido depois de colar uma AirTag no carro da ex-namorada. 

A atriz irlandesa Hannah Rose May tuitou em junho que encontrou uma AirTag em sua roupa depois de um evento na Califórnia. Ela estava voltando para o carro em um estacionamento às 2h da manhã quando recebeu a notificação de que estava sendo rastreada há pelo menos duas horas. 

O mesmo aconteceu com a modelo Brook Nader, em janeiro. Alguém colocou uma AirTag no bolso de seu casaco enquanto jantava em um restaurante em Nova York. Quatro horas depois, descobriu que vinha sendo monitorada.  

É no mínimo preocupante. O sistema de alerta só funciona se a vítima de stalker tem um iPhone. Usuários de Android podem descobrir se são vítimas de rastreio com AirTags se baixarem o app Tracker Detect. Você sabia disso? Nem eu. 

Como uma AirTag funciona? 

As AirTags integram o recurso Find My da Apple, que permite que consumidores rastreiem seus dispositivos e compartilhem a localização com amigos. No site, a empresa diz que as AirTags enviam sinal Bluetooth que pode ser detectado por qualquer dispositivo próximo na rede Find My. 

“Todo processo é anônimo e criptografado para proteger sua privacidade”, diz o site da Apple. A bateria dura até um ano. A AirTag ainda possui auto-falantes que reproduzem um som para facilitar sua identificação. 

Os smartphones emitem um alerta de 8h a 24h depois de terem detectado outro AirTag próximo. A notificação diz: “AirTag encontrada se movendo com você” ou “A localização dessa AirTag pode ser vista pelo proprietário”. 

A Apple disse que trabalha para que a notificação chegue mais cedo. Outra mudança deve ser no volume do toque do alerta. Segundo a Apple, o objetivo é tornar o toque mais alto para identificá-lo em uma rua movimentada ou dentro de um carro. 

O que fazer se encontrar uma AirTag com você

Se receber um alerta de detecção de AirTag sem uma explicação lógica para isso, o mais adequado é entrar em contato com a polícia.

Em comunicado, a Apple afirma que cada dispositivo possui um número de série exclusivo e, por isso, podem ser rastreados até contas pareadas. 

Mesmo sem evidências, a recomendação é verificar seus pertences de vez em quando. “Se recebeu ameaças ou mensagens estranhas que indicam que alguém pode saber seu paradeiro, é uma boa ideia ficar vigilante”, orientou o especialista em segurança cibernética, Edward Davis, ao site Boston.com

Outra orientação de segurança é: se possível, desative o Bluetooth e serviços de localização dos smartphones. E, por último mas não menos importante: não destrua a AirTag. A bateria pode entrar em combustão e provocar um acidente. 

Assine a newsletter do Giz Brasil

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas