Em geral, o vídeo capturado por uma câmera de “visão noturna” é verde – ou cinza se você usar infravermelho – mas definitivamente não 720p em cores. Bem, isso pode mudar em breve: a empresa japonesa Komamura desenvolveu um novo tipo de câmera de visão noturna, que grava imagens HD em cores, mesmo quando está completamente escuro lá fora.

Câmeras de visão noturna colorida não são novidade: por exemplo, a FLIR vende uma câmera assim há anos, porém com resolução 640×480. Já vimos uma câmera desse tipo com resolução HD, em um protótipo da japonesa AIST, mas não era em um produto finalizado.

Falcon Eye KC-2000

A Komamura não diz exatamente como funciona a tecnologia na Falcon Eye KC-2000, mas esta é uma câmera HD colorida que permite trocar a lente dependendo de suas necessidades. Ela pode gravar com mais detalhe os animais de hábitos noturnos, por exemplo. Ela também resultará em melhor vigilância, então a tecnologia pode ser atraente para empresas e governos.

Seu corpo de alumínio tem 210 mm de comprimento. Ela possui entrada para cartão SD, saída HDMI, microfone embutido e suporte para tripé. Ela tem bateria de 4.900 mAh e pode gravar em modo contínuo por até duas horas. Com acessórios – incluindo um microfone direcional, lentes opcionais e outros – ela pesa cerca de 1 kg.

Preço e disponibilidade ainda não foram revelados; dado o tamanho da câmera, é seguro supor que ela custará caro. Mas, com o tempo, a tecnologia deve ser miniaturizada e chegar a todos. [Komamura via Fareastgizmos]

Obs.: a comparação acima não é muito justa, já que a Canon FS-100 é uma câmera portátil lançada em 2007, mas serve para dar uma ideia do desempenho em pouca luz. Este não é um vídeo oficial; a Komamura diz que publicará imagens gravadas pela câmera “em breve”.