A maioria dos serviços de streaming tem como modelo de negócio o pagamento de uma assinatura mensal, que dá direito a todo seu acervo. Na última semana passou a funcionar no Brasil o Vix Cine e TV, uma plataforma gratuita de streaming de vídeo, mas com propagandas.

Se você nunca ouviu falar da Vix, ela é uma empresa espanhola de conteúdo em vídeo, que geralmente é distribuído via seu canal do YouTube ou em páginas de redes sociais. Apesar de estrear só agora sua plataforma de streaming no Brasil, o Vix Cine e TV começou a funcionar em outubro do ano passado e já está presente em outros países da América Latina, como o México.

Capturas de tela do Vix Cine e TV

Quanto ao catálogo do Vix Cine e TV, você vai achar tanto o conteúdo próprio deles (como vídeos de receita, de maquiagem e de truques científicos, por exemplo) e conteúdos licenciados, como filmes, documentários, conteúdos infantis e alguns shows.

Para este mês de estreia, o serviço destaca títulos como as séries “Bitten”, GracePoint” e “Haven”, além dos filmes “Vingança Tardia”, com Jodie Foster” e “Marco Zero”, com Elijah Wood. Se você curte documentários, poderá ver no Vix Cine e TV, por exemplo, “Boleiros 2”, de Ugo Giorgetti, e “Cidade Cinza”, que fala da cena de grafite de São Paulo.

Quanto a shows, a maioria é internacional. Então, você vai se deparar com apresentações como “Foo Fighters ao vivo no Glastonbury Festival 2017”, “Britney Spears – ao vivo no Apple Music Festival 2016” e “Kanye West ao vivo no Glastonbury Festival 2015”.

A plataforma promete em breve trazer conteúdos infantis como os vídeos de “A Galinha Pintadinha” e do grupo “Palavra Cantada”.

De modo geral, a experiência do app é boa. Utilizei durante o fim de semana e não tive grandes problemas em navegar, até porque não tem no momento tantos títulos. Por ser uma plataforma espanhola, você talvez encontre termos na língua original do app, como “subtitulada”, que significa que o conteúdo é legendado.

Apesar da proposta de ter anúncios (inclusive, a marca ressalta que eles não poderão ser “pulados”), não me deparei com nenhum em dois dias de uso, porém é questão de tempo. Outra coisa curiosa é que não foi necessário fazer um login para utilizá-lo.

O serviço pode ser acessado via aplicativo, que está disponível no Google Play e App Store. Além disso, é possível encontrar o app da plataforma em plataformas de TV conectada, como Amazon Fire, Apple TV, Roku e Chromecast. Se quiser acessar o serviço pela web, basta ir até o endereço www.vix.com/tv.