A roupa Z-2 é o novo protótipo na família Z, a próxima geração de roupas especiais da NASA. Após criar o protótipo Z-1, a agência espacial norte-americana quer que a população se envolva no processo de desenvolvimento. Eles têm três conceitos diferentes de design – e, em alguns casos, profissionais precisam de uma pequena ajuda das pessoas comuns, também.

Eis o que eles dizem:

Após a resposta positiva ao design visual da roupa Z-1 que recebemos, queremos aproveitar a oportunidade para fornecer a esta nova roupa espacial uma aparência igualmente memorável. A camada de cobertura de uma roupa protótipo é importante já que ela serve para proteger a roupa do desgaste durante o rigor dos testes. Com a Z-2, queremos empregar elementos de design em camadas de cobertura nunca usados em roupas espaciais antes. Os designs mostrados foram produzidos em conjunto com a ILC, fabricante de roupas, e com a Universidade da Filadélfia. Os designs foram criados com o intuito de proteger a roupa e destacar certos recursos de mobilidade para ajudar nos testes. Para levar isso adiante, estamos contando com vocês, o público, para escolher qual dos três candidatos será construído.

Então eis uma oportunidade única na vida: escolhe seu design preferido no site da NASA! A votação está aberta até o dia 15 de abril.

Eis os três designs (imagens conceituais e descrições são da NASA)

“Biomimicry”

Esta roupa se espelha em um ambiente com muitos paralelos com a severidade do espaço: os oceanos do mundo. Ao espelhar as qualidades bioluminescentes de criaturas aquáticas encontradas em profundidades incríveis, e com a pele escamosa de peixes e répteis encontrados ao redor do globo, este design reflete as qualidades que protegem algumas das mais resistentes criaturas da Terra.

kp4yq8nahn0s2nxubeye

Este design especificamente inclui dobras segmentadas no ombro, cotovelo, quadril e joelho, e arame eletroluminescente ao redor da parte superior do tronco, que se torna aparente em luz reduzida.

z4eejebiqolgicyvdhhy

“Technology”

Esta roupa presta homenagem às conquistas das roupas espaciais do passado enquanto incorpora elementos sutis do futuro. Ao usar fios Luminex e remendos emissores de luz, este design modifica padrões de caminhadas espaciais, como por exemplo a forma de identificar membros da tripulação.

ugwknmtslnthiczyftda

O design especificamente inclui fios eletroluminescentes e remendos ao redor do tronco superior e inferior, rolamentos giratórios expostos, dobras para mobilidade e movimento realçado, e painéis resistentes ao desgaste na parte inferior do tronco.

lhjlkicdelu7wy8iyxn0

 

“Trends in Society”

Essa é um reflexo do que você usa diariamente, ou como as roupas casuais podem ser em um futuro não muito distante. Esta roupa usa fios eletroluminescentes e esquema de cor brilhantes para imitar a aparência de roupas esportivas e o mundo emergente das tecnologias vestíveis.

onhgqh35gzob3ba0l7p8

Este design especificamente inclui dobras em contraste de costura para destacar a mobilidade, um rolamento exposto no quadril, e fios eletroluminescentes e adesivos de diferentes estilos ao retor do torso superior e inferior.

r7cfkrvbquy1ooakxmfw