Quatro voluntários da NASA entraram neste domingo (25), às 20h30 (horário de Brasília), no Mars Dune Alpha: um espaço de 158 metros quadrados que simula uma base de operações em Marte.
A equipe ficará confinada por 12 meses com o objetivo de ajudar a agência espacial a planejar missões tripuladas para o Planeta Vermelho.
A base de mentirinha é menor que uma quadra de vôlei e fica no Centro Espacial Johnson, em Houston, Texas (EUA). A NASA construiu a estrutura com impressoras 3D e escolheu voluntários que não são astronautas.
A equipe é formada pela cientista Kelly Haston, o médico Nathan Jones, a microbiologista Anca Selariu e o engenheiro Ross Brockwell.
Boa parte do Mars Dune Alpha imita o que seria o quintal de um QG em Marte: é um monte de areia vermelha. O restante é o abrigo em si, com quatro quartos, dois banheiros, cozinha, sala de estar, academia, estações de trabalho e mesas de escritório. Veja detalhes e imagens dos cômodos nesta matéria de abril do Giz Brasil.
O que eles vão fazer na missão
Ao longo dos próximos 378 dias, a equipe fará atividades típicas de uma missão espacial tripulada. A programação inclui caminhadas espaciais simuladas, operações robóticas, manutenção do habitat marciano, exercícios, cultivo de plantas – e, claro, higiene pessoal e lazer.
Os quatro voluntários farão refeições de astronauta – alimentos liofilizados e termoestabilizados – e enfrentarão limitações de recursos, isolamento, atrasos na comunicação com a base de controle e falhas nos equipamentos para a experiência ficar mais realista.
Enquanto isso, pesquisadores da NASA vão estudar remotamente como a experiência impacta a saúde da tripulação.
A missão é a primeira de três planejadas para um ano, parte do programa CHAPEA – Crew Health and Performance Exploration Analog, um programa de missões análogas sobre “saúde e performance de exploração de uma tripulação”.
DoTexas para Marte
A NASA transmitiu a entrada dos voluntários na “missão fake” de Marte ao vivo no YouTube. Na ocasião, os quatro voluntários agradeceram pela confiança depositada neles pela agência espacial e pelo apoio de amigos e familiares.
“A tripulação é um grupo incrível de pessoas dedicadas e muito apaixonadas por exploração espacial e pela ciência”, disse Kelly Haston antes de embarcar. “Nós trabalhamos muito este mês para se preparar para esta missão, e tem sido muito especial fazer parte deste grupo.”
“Nosso objetivo é um amanhã distante, quando poderemos estar sobre montanhas como o Monte Olimpo marciano [o maior vulcão conhecido no Sistema Solar, com três vezes o tamanho do Monte Everest]”, disse Nathan Jones. “Mas eu acredito que o amanhã só será possível porque pisamos em Mars Dune Alpha hoje.”
Confira o início da missão no vídeo abaixo: