Após ter anunciado que faria uma transmissão ao vivo do voo inaugural do helicóptero Ingenuity programado para segunda-feira (12), a Nasa fez um novo pronunciamento informando que o evento foi adiado para quarta-feira (14).

De acordo com o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da agência, a decisão foi tomada após um teste dos rotores, em que foi identificado um problema com o “watchdog”, que é um cronômetro responsável por alertar sobre possíveis erros e garantir a segurança do sistema.

A Nasa afirmou que o helicóptero está bem e que a equipe agora está revisando os dados para entender o que aconteceu antes de realizar um novo teste. Assim, a data para a decolagem do Ingenuity foi remarcada para o dia 14.

Se tudo correr como o planejado desta vez, na quarta-feira poderemos acompanhar o primeiro voo controlado em outro planeta. A Ingenuity chegou a Marte acoplada ao rover Perseverance e já superou o seu primeiro desafio de sobreviver à noite de forma independente no Planeta Vermelho.

Assine a newsletter do Gizmodo

A expectativa é que o helicóptero, que pesa cerca de 1,8 quilo, realize voos de até cinco metros no céu marciano durante um mês. Nesse período, a equipe vai testar a tecnologia e aproveitar para tirar algumas fotos de Marte.

[Uol]