Ciência

Vórtice polar em colapso: anomalia pode impactar clima no Brasil

Mudanças na velocidade dos ventos indicam que o vórtice polar sul está sob pressão, preocupando os cientistas sobre um possível colapso
Imagem: Lenstravelier/Unsplash/ Reprodução

O vórtice polar da Antártida pode colapsar pela primeira vez em mais de 20 anos e isso não é uma boa notícia para o clima no Brasil. O vórtice polar sul é uma imensa massa de ar frio que circula sobre a Antártida, influenciando os padrões climáticos em todo o Hemisfério Sul.

whatsapp invite banner

Observações recentes apontam para uma instabilidade que pode causar o colapso do vórtice polar sul, impactando consequentemente o clima não apenas do Brasil, mas em toda América do Sul.

Segundo o Serviço Meteorológico Neozelandês (NIWA) o vórtice polar sul apresenta sinais de enfraquecimento. Entre os sinais, há quedas nas velocidades dos ventos e um aumento de 20°C na temperatura da estratosfera.

Essas mudanças indicam que o vórtice polar sul está sob pressão, preocupando cientistas sobre a possibilidade de um colapso, o que causaria impactos consideráveis no clima. O fenômeno ocorre atualmente acima da Antártida, o que, segundo o NIWA, tem grande influência nos padrões do clima.

Impactos do colapso do vórtice polar no Brasil

Neste inverno, o Brasil bateu recordes de frio contrastados com a presença de ondas de calor. Isso comprova os efeitos da instabilidade atual no clima no país e em todo o mundo, devido às mudanças climáticas e fenômenos como o El Niño e La Niña.

Porém, um possível colapso do vórtice polar sul causar um clima de calor extremo. Com a anomalia no vórtice polar, correntes de ar podem ser desviadas, fazendo com que ondas de calor mais intensas e prolongadas que vimos até agora assolem o país.

Isso gera uma preocupação para secas severas, bem como os perigos das queimadas, além, claro, dos riscos à saúde de idosos e crianças.

A economia do país também é vulnerável aos impactos do possível colapso do vórtice polar. Por exemplo, a agricultura sofreria com perdas devido às secas, ao calor e às tempestades. Em outras partes do país, enchentes ainda podem afetar o setor de transporte e, em cidades litorâneas, prejudicar o turismo.

Portanto, essa instabilidade é mais um alerta sobre os efeitos das mudanças climáticas e a necessidade de reduzir as emissões.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas