“Wandinha” supera “A Casa do Dragão” como a estreia mais assistida de 2022

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Samba TV, “Wandinha” conquistou 66% de sua audiência logo nos primeiros 15 dias em que foi lançada
Wandinha
Imagem: Divulgação/Netflix

O sucesso de “Wandinha” não é novidade para ninguém e os números alcançados não param de chocar os espectadores. Agora, a produção superou “A Casa do Dragão” como a série com estreia mais assistida de 2022. Segundo o relatório do Samba TV (via Deadline), o primeiro episódio da atração da Netflix conquistou espectadores por mais tempo que os Targaryens na janela de lançamento.

O relatório do Samba TV aponta que a série derivada de “A Família Addams” atraiu cerca de 66% de seus espectadores nos primeiros 15 dias. Wandinha” teve uma vida útil mais longa do que a maioria das outras séries de plataformas de streaming. Além disso, o sucesso de foi impulsionado pela forma como a produção se tornou viral nas redes sociais, atraindo o público mais jovem.

Ainda segundo o Samba TV, as séries normalmente tem sua maior retenção de audiência nos primeiros 15 dias na chegada aos streamings. No entanto, as plataformas registram os “resultados de relevância” durante um período de 40 a 50 dias.

“Wandinha” foi exceção

Os programas podem ter apenas uma vida útil de cerca de duas semanas para atrair espectadores. Dados de 20 produções mais populares lançados no segundo semestre de 2022 mostram que 15 deles geraram mais de 75% de sua audiência total de 51 dias apenas nos primeiros 15 dias de lançamento. A única exceção foi “Wandinha” da Netflix

Enquanto o episódio 1 de “A Casa do Dragão” seguiu o padrão, retendo cerca de 83% da sua audiência na primeira quinzena. “Wandinha” teve uma “vida ativa” mais longa. Com isso, a produção da Netflix ultrapassou “House of the Dragon” da HBO e se tornou a estreia mais assistida de 2022 na janela de audiência de 40 dias.

Anteriormente, “House of the Dragon” venceu na janela inicial de 15 dias. “O derivado de A Família Addams teve uma escalada de visualizações lenta e estável, alcançando, em média, duas vezes mais espectadores diários do que ‘A Casa do Dragão’ entre seu 30º e 50º dia”, afirma a pesquisa. Graças ao grande feito, é esperado que a plataforma de streaming tente reproduzir o sucesso alcançado com a primeira temporada.

Millennials e da Geração Z de olho na série

Ainda segundo o relatório, o interesse dos Millennials e da Geração Z foi muito importante para o sucesso de “Wandinha”. “Dahmer: Um Canibal Americano” e “Bem-Vindos à Vizinhança” também fizeram sucesso com esse publico. 

Um exemplo dado foi a dança de Jenna Ortega, que viralizou nas redes sociais e chamou a atenção de um “público mais jovem e diverso”. A pesquisa aponta: “plataformas que buscam sua próxima produção de sucesso devem manter em mente que essas são algumas das demografias mais sedentas por conteúdo novo e prováveis de assistir [séries] em massa – e a chave para atrair a sua atenção é através da representação diversa.”

Tamanho sucesso fez a Netflix renovar “Wandinha” para uma segunda temporada, que ainda não tem previsão de estreia no momento. A primeira temporada da produção estrelada por Jenna Ortega e dirigida por Tim Burton, está disponível no catálogo da Netflix.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas