O que são

algoritmos

e como funcionam?

Algoritmos trabalham nos bastidores para levar nossas preferências para a rede  - e estão no feed do Instagram ao seu GPS. Entenda como eles funcionam.

Em resumo, eles são uma sequência de regras de programação feitas para solucionar problemas - de forma quase instantânea.

Quando um usuário faz uma pesquisa, por exemplo, algoritmos varrem a internet em busca do resultado que melhor responde aquela dúvida.

O que os algoritmos fazem, aqui, é verificar seu comportamento online.  Tudo entra na conta: o que você curte/compartilha e até aquilo que é bloqueado.

Dessa forma, eles conseguem direcionar conteúdos que tenham mais chances de atrair o seu interesse - e mais  se aproximem do que você estava procurando.

Sabe quando você rola seu feed nas redes sociais e se depara com algo que só falou no WhatsApp? São os algoritmos em ação.

Usando como base seus dados de navegação, pesquisas  e mensagens, algoritmos podem também indicar anúncios de produtos  e sugestões de serviços.

Essas sugestões acontecem até por voz: o que você diz também pode alimentar algoritmos - ainda que as companhias não gostem muito de admitir isso.

Por isso, se você quer manter seus gostos (e futuras compras) no sigilo completo, tire os eletrônicos da sala.  E do seu bolso. E também do resto da casa.  Bom, deixa pra lá.